COMO PREVENIR TRAPAÇAS parte 2

Por David Hochmann

              Semana passada comecei uma matéria falando de formas que as pessoas que querem ganhar a qualquer custo, costumam usar para trapacear. Se você ainda não leu, basta clicar aqui (Como Prevenir Trapaças parte.1) Hoje dou continuidade ao artigo, trazendo mais dicas de como prevenir que seu adversário tire uma vantagem injusta sobre você.

DADOS E MOEDAS

             Caso você não saiba, isso é o que as regras oficiais dizem sobre dados e moedas:

3.5. Randomizadores de números aleatórios

            Os jogadores estão autorizados a utilizar dois tipos de randomizadores de números aleatórios durante um jogo de Pokémon TCG, moedas ou dados. Os jogadores estão sempre autorizados a utilizar o randomizador do seu oponente. Um juiz principal pode optar por não permitir um tipo randomizador se houver razões para crer que o randomizador não é adequado com base nos critérios abaixo.

3.5.1. Moedas

– Qualquer moeda lançada com qualquer produto de Pokémon TCG de Ex Ruby & Sapphire em diante deve ser considerado justo e imparcial.

– Qualquer outra moeda (por exemplo, moeda local) interposto por um jogador para ser usado como um gerador aleatório deve ser aprovado por ambos os jogadores. Os jogadores devem considerar ou não se a moeda em questão é leve o suficiente para não danificar ou marcar as cartas ao cair, e se é possível determinar facilmente cara ou coroa.

– Uma moeda deve ser lançada na altura do ombro, e girar pelo menos três vezes antes de cair sobre a mesa.

– As moedas deveram se possível cair sobre a mesa. Se ambos os jogadores não concordarem com o resultado do lançamento, um juiz pode ser chamado para determinar se o resultado é conclusivo ou se a moeda deve ser lançada novamente.

– Lançar uma moeda fora da área de jogo (fora da mesa ou da área de jogo do outro jogo) são considerados inválidos e devem ser lançadas novamente.

– Depois que os jogadores chegaram a acordo sobre o resultado de lançar uma moeda, o lançamento não pode ser refeito.

– Uma vez que um juiz decidiu que um resultado é conclusivo, não pode ser refeito.

lote-ficha-tazo-battle-coin-pokemon-trading-card-game-moeda-23296-MLB20245247520_022015-O

3.5.2. Dados

– Dados de 6 lados são permitidos para utilização como randomizadores de números aleatórios, contanto que seja em formato cúbico e que cada lado tenha a mesma área de superfície.

– Dados devem ter os cantos bem arredondados para garantir que eles rolem sobre a mesa de jogo.

– Dados devem ser de um tamanho adequado para que o resultado possa ser facilmente compreendida por ambos os jogadores e os juízes. Isso inclui tamanho, letras ou numeração no dado.

– Um dos lados podem ter um desenho personalizado no lugar do número 1 ou 6, ou todos os lados podem ser personalizados. Para usar este tipo de dado ambos os jogadores devem estar de acordo e aprovar sua utilização.

– Dados utilizados como randomizadores de números aleatórios deve ser transparente ou translúcido.

– Quando rolar um dado, o jogador deve agitar o dado com a mão em forma concha aberta, para que ambos os jogadores possam ver o dado saltando em torno na mão do jogador. O dado deve então deve ser lançado ao longo da mesa de uma maneira que gire várias vezes antes de parar. Como alternativa, o dado pode ser lançado para o ar e deve ultrapassar a altura do ombro, de modo que ele gira pelo menos três vezes antes de cair.

– Dados utilizados como randomizadores devem ser claramente distinguíveis, tanto em tamanho e cor dos dados que estão sendo usado como marcadores de dano por qualquer jogador.

20140826_150616

           Eu destaquei os fatos mais importantes, no entanto, não há muito mais que precise ser dito sobre dados e moedas. Quando houver algo de errado com os dados, basta pedir o seu adversário para usar um outro, e quando você acha que a moeda foi lançada de forma errada, é só pedir-lhe para voltar e lançá-la novamente, caso o adversário se recuse a aceitar, chame o juiz.

BAITING

        Isso inclui coisas como jogar VS.Seeker ou Random Receiver para N e você embaralhar sua mão em seu deck, e então seu oponente diz que ele nunca teve a intenção de jogar aquela carta e você terá uma punição de perda de partida. Outro exemplo que tive na semana passada foi que eu joguei um VS.Seeker e anunciei que usaria Lysandre’s Trump Card, meu oponente embaralhou sua pilha de descarte em sua plataforma, mas meu LTC não estava na minha pilha de descarte.

        Assim, o único conselho que posso dar é: quando você achar que seu oponente jogou uma carta, basta perguntar qual foi sua última jogada e se ele realmente usou a carta. E quando cartas como N ou qualquer efeito que lhe obrigue a embaralhar a mão no deck forem jogadas, espere o seu adversário embaralhar as cartas e, em seguida, embaralhe também.

nats inglaterra

APRESSAR

              Uma das coisas mais irritantes que pode acontecer em uma partida é ser apressado pelo adversário. Aqui está o que o Guia de Penalidades diz sobre isso:

7.4.2. Apressar

               Apressar envolve um jogador tentando induzir o seu oponente a jogar mais rápido. Isso pode fazer com que o adversário perca a sua concentração, tornando o jogador mais propensos a cometer um erro. Apressar é muitas vezes um sintoma de adversário “Slow Play”, mas também pode ocorrer quando um jogador está animado para chegar seu próximo turno.

                  Exemplos de Apressar o adversário incluem:

– Colocar a mão perto do seu deck para comprar um card durante o turno de um oponente, indicando que você está pronto para começar o seu turno.

– Fazendo ruídos intensos ou comentários sobre as ações de seu oponente.

– Acelerar até a etapa de ataque do seu oponente, colocando danos em seu Pokémon antes de seu oponente anuncia que ataque está sendo usado, ou o dano total a ser feito ao Pokémon Defendendo.

                Apressar é mais antidesportivo do que mentir, mas ambos devem ser impedidos para garantir o espírito do jogo. Uma coisa não mencionada, é o fato de seu adversário apressar porque o tempo de jogo esta acabando e ele não quer que o jogo termine em um empate.

         Outro exemplo é quando o oponente pergunta insistentemente se já é vez dele. A melhor maneira de lidar com a pressa, é apenas dizer para que o seu adversário se acalme, e se ele continuar, apenas chame um juiz.

            Vale ressaltar que “colocar a mão perto do seu deck, durante o turno de um oponente” é considerada ilegal e, caso você veja o oponente fazendo isso, você deve chamar um juiz e seu oponente pode ter uma penalidade se ele já fiz isso outras vezes.

2014-01-21 19.57.30

SLOW PLAY

           E mais uma vez eu vou apenas citar o Guia de Penalidades:

7.4.1. Slow Play

           Os jogadores devem ter o cuidado de jogar de uma maneira que mantém o ritmo do jogo animado, independentemente da complexidade da situação. Um jogador que leva muito tempo para tomar decisões sobre o jogo corre o risco de colocar seu oponente em desvantagem devido ao limite de tempo da rodada. Além da pena recomendada, o juiz pode emitir uma prorrogação do prazo para compensar esta desvantagem.

Exemplos de Slow Play incluem:

– Você é excessivamente lento para decidir a qual Pokémon anexar um card de Energia.

– Você toma uma quantidade razoável de tempo a decidir qual Pokémon pegar no seu deck depois de jogar uma carta de busca.

– Procurando no seu (ou do seu oponente) deck ou pilha de descarte, mais de uma vez em um curto período de tempo.

– Procurar repetidamente em seu deck, mão ou pilha de descarte durante a execução de um efeito de carta.

– A tentativa de se envolver com conversas estranhas que interfiram com jogo em tempo hábil.

               Todos esses exemplos são importantes, mas o que a maioria das pessoas esquecem, é que a verificação de seu deck mais de uma vez durante a execução de uma carta, Battle Compressor por exemplo, é considerado o jogo lento. Então você deve ter certeza do que vai pegar ou descartar, quando utilizar uma carta que procure outras em seu deck.modified

           Quando você achar que o seu adversário esta jogando lento, diga a ele. Se o adversário continuar jogando de forma lenta, apenas diga algo como “por favor, tome uma decisão agora”. E se ele ainda demorar muito tempo para realizar uma ação, chame o juiz.

            O problema que maioria das pessoas têm em chamar o juiz, é que eles temem perder tempo, pois não obterá uma prorrogação do tempo de jogo para reclamar de um Slow Play, assim você deve tentar resolver a situação por conta própria. No entanto, não apresse desnecessariamente o seu adversário. E você ainda deve chamar o juiz, se o seu adversário manter o ritmo lento de jogo.

           Um conselho importante que preciso deixar é: não seguir excessivamente as regras escritas.

          Eu enfrentei algumas pessoas muito impertinentes e, por favor, não se tornar uma delas. Se o seu adversário leva um pouco mais tempo procurando seu deck pela primeira vez, apenas deixe-o. Se o seu oponente levou 5 segundos para realizar a maior parte dos movimentos durante o jogo e, em seguida, leva cerca de 30 segundos para tomar uma decisão difícil, por favor, não interrompa-o. Há uma coisa muito importante no Pokémon TCG chamado “Espírito de Jogo” e isso inclui ser justo e não ser excessivamente ligado às regras escritas.

10767381-large

CONCLUSÃO

              Mesmo que seja muito difícil estar atento o tempo todo, e manter um olho em todas as coisas que eu mencionei, você deve tentar seguir os meus conselhos.

           Pokémon TCG é um jogo de cartas com o objetivo de diversão, eu realmente não entendo por que as pessoas enganam uns aos outros. Se eles estão atrás dos prêmios, há maneiras muito melhores de ganhar dinheiro. Se eles jogam pela fama, como se pode estar satisfeito por ganhar enganando as outras pessoas?. A coisa mais importante é se divertir com todas as outras pessoas que compartilham o mesmo hobby que você.

10835436_10205949059544603_2946476556454677242_o

              Outra coisa que eu preciso repetir é que em muitas das situações em que um jogador comete um erro, não pode ser considerado uma fraude, são apenas erros. Vamos ser honestos, levantar às 7:00 da manhã para chegar a em torneio que começa as 11 horas, com o fim do primeiro dia à meia-noite e, em seguida, levantar-se na manhã seguinte às 7:00 novamente para jogar o segundo dia, deixa qualquer um muito cansado. Pelo menos eu fico muito cansado durante estes eventos, e acredito que aconteça com quase todo mundo.

               Eu jogo “excessivamente atento”, já faz algum tempo e o que eu achei interessante é que algumas pessoas não gostam quando eu começo a embaralhar seus decks. Por alguma razão, algumas pessoas não gostam de seguir as regras desta maneira, mas eu não me importo em ser honesto.

Play!_Pokémon_logo

            Obrigado pela leitura. E se eu esquecei alguma coisa ou você tem algum conselho para compartilhar com o mundo, sinta-se livre para comentar.

Matéria Originalmente Publicada em 60 Cards. Tradução e adaptação por Delta Pokémon

Um comentário em “COMO PREVENIR TRAPAÇAS parte 2

Adicione o seu

Deixe sua opinião

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑