Por David Hochmann

             Pessoas que tentam trapacear para levar alguma vantagem existem em todos os lugares e, infelizmente, no Pokémon TCG não é diferente. O problema é que nem todo mundo pensa em jogar limpo e algumas pessoas só querem ganhar, a qualquer custo. Então, ao jogar um jogo de cartas competitivos, você terá que enfrentar pessoas que estão tentando ganhar uma vantagem injusta.

“Mas o que posso fazer contra isso?”

Essa é a pergunta que eu estou tentando responder nesta matéria.

DEFINIÇÃO / INFORMAÇÃO GERAL

                  O guia oficial de Penalidades Pokémon diz:

             “Serão punidos jogadores trapaceiros que intencionalmente cometam infrações para ganhar uma vantagem injusta sobre outros jogadores no evento”.

            O Juiz Principal deve considerar cuidadosamente se a infração foi intencional ou não, antes de aplicar esta penalidade. Se o Juiz Principal achar que uma infração não foi intencional, esta penalidade não deve ser aplicado.

Exemplos de Conduta Anti-desportiva: As trapaças incluem:

– Comprar cartas extras.

– Pegar cartas da pilha de descarte e adicioná-los para a sua mão ou deck

– Oferecer alguma forma de compensação a um oponente para que ele conceda a partida

– Alterando resultados da partida após a conclusão do jogo

– Jogar com cartas marcadas

– Mentir para organização, juízes ou participantes do evento

– Ajustando Arbitrariamente condições especiais ou marcadores de dano colocados em qualquer Pokémon em jogo

– Uso de ações do jogo duvidosas destinadas a enganar o seu adversário para fazer miss plays

– A tentativa de manipular um resultado aleatório

– Embaralhar seu deck de forma a tirar vantagem das posições das cartas

             Portanto, além de alguns exemplos, nós não teremos uma boa definição do que é considerado trapaça, mas sabemos agora que os jogadores trapaceiros são pessoas que cometem infrações intencionalmente, e que essas pessoas estão buscando ganhar uma vantagem injusta sobre os outros jogadores.

                A primeira coisa que eu quero focar é que essas infrações têm de ser “intencional”. Por experiência, posso dizer que todo jogador comete erros: Comprar 6 em vez de 5 cartas após um N, colocar a quantidade errada de marcadores de danos, entre outros. Muitas vezes é fácil dizer se algo foi intencional ou não, mas em algumas situações é muito difícil.

            Por favor, tenha em mente que na matéria seguinte, eu não me importo se algo foi intencional ou não, mas escrever “alguém que engana” é apenas mais fácil de ler do que ser politicamente correto e ter que escrever: “alguém que está cometendo uma infração que dá-lhe uma vantagem sobre os outros jogadores “, a todo momento.

Team Rocket 3

MENTINDO

Mentir é uma das formas mais fáceis, e uma das maneiras mais sombrios de trapacear. Há uma série de situações em que você pode obter uma vantagem mentindo.
Exemplos são:
Mentir sobre:

– Se um Supporter ou um cartão de energia já foi jogado naquele turno ou não
– Efeitos de cartas
– Que ganhou um jogo ou partida
– Qual a face da moeda foi escolhido no início do jogo
– Erros de jogo
– O estado do jogo

             Impedir isso é impossível, e lidar com isso pode ser muito chato. A melhor coisa que você pode fazer é chamar um juiz, e estar atento durante todo o jogo. Quando você é capaz de explicar a situação como ela realmente aconteceu, geralmente tudo acaba bem.

             Uma vez testemunhei uma situação em que o jogador A removeu um marcador de dano de um Pokémon sem que o jogador B percebesse. Mas quando A anunciou o ataque, o adversário viu que o dano estava incorreto e chamou o juiz. O juiz perguntou como a quantidade exata de dano causada aquele Pokémon e enganando, o jogador A questionado simplesmente respondeu que não se lembrava. No entanto, o jogador B foi capaz de explicar como o Pokémon ficou danificado e o juiz decidiu a favor dele. Basta chamar o juiz toda vez que quando essas coisas acontecerem ou você não concordar com o seu adversário.

              Outra dica importante é: quando um jogo está acabado, não arrumar suas cartas até que o resultado tenha sido escrito no comprovante de jogo. Após uma partida melhor de três jogos, há três números abaixo de cada nome dos jogadores no recibo, você pode marcar quem ganhou qual jogo. Por favor, use-os. Depois do último jogo, espere até que seu oponente assine o papel.

               Se você acha que uma carta tem um efeito diferente do que seu oponente usou, basta chamar o juiz.

10989210_1805266656365480_7975340179288083844_o

EMBARALHANDO

          Você embaralha muito neste jogo, pelo menos uma ou duas vezes cada turno (potencialmente ainda mais). No entanto, todo mundo sabe que você pode ganhar uma vantagem injusta por embaralhar de uma forma em que as cartas não fiquem aleatórios, e elas sejam forçados a estar em um determinado lugar.

          Aqui estão as algumas das formas mais comuns de se embaralhar, mais uma breve descrição de como estas formas afetam a posição das cartas.

Pile Shuffle

              Este método é muito fácil, você faz 5, 6, 7, 8, 9 ou 10 pilhas e, em seguida, começar a colocar suas cartas nessas pilhas, após isso, você colocar as pilhas uma em cima das outras novamente. A maioria dos jogadores usam 6, 7 ou 8 pilhas, mas você deve preferir sempre sete pilhas, uma vez que 6 é divisível por 60 e 8 é uma quantidade próxima, então 7 não é susceptível de criar um padrão.

              O problema com este shuffle é que a ordem das cartas seguem o mesmo padrão todas as vezes, podendo prever onde as cartas vão acabar. Isto permite-lhe preparar a seu deck para que, as cartas acabem em uma ordem que você queira. Devido a isso, você precisará usar mais um outro método para embaralhar o seu deck. A vantagem da pilha aleatória é que os grupos de cartas acabam sendo separados. Quando você tem quatro D.C.E’s juntas, por exemplo, depois de embaralhar seu deck em 6 pilhas haverá outros 9 cartas entre as D.C.E’s. Esta é a razão, por que só embaralhar seu deck em pilhas é de fato só empilhar seus cards.

Overhand Shuffle

              Este método é o que a maioria das pessoas usam durante o jogo, você apenas jogar algumas cartas do topo do seu deck em sua outra mão e, em seguida, jogar algumas cartas do topo do seu deck no topo da pilha nova. Esta aleatória por si só não é suficiente, embora a posição das cartas sofra mudanças, os grupos não se separam. Assim, quando há um Seismitoad EX no topo do deck junto a uma D.C.E., as chances são muito elevadas que eles ainda permaneçam juntos, mesmo depois de embaralhar seu deck usando este método. Você precisa combinar esta forma de embaralhar com um outro método aleatório.

Hindu Shuffle

Este é praticamente o mesmo que o Overhand Shuffle, mas parece um pouco diferente.

Weave Shuffle

                  Este método é quando você pega aproximadamente metade do seu deck e o coloca entre a outra metade. Esta é uma das melhores formas de embaralhar, basta repeti-lo muitas vezes. Quando você faz isso apenas algumas vezes, serão separados grupos de cartas, mas a posição das 10 primeiras cartas normalmente fica a mesma. Então, durante a execução de um Weave Shuffle, você deve fazer algumas Overhand ou Hindu Shuffle, para garantir que fique bem aleatório.

Riffle Shuffle

              Tecnicamente, a mesma coisa que o Weave Shuffle, mas a forma como você colocar as metades em si é um pouco diferente.

             Claro que existem outras maneiras de executar RIFFLE Shuffle, mas você deve executá-lo de uma forma que o seu adversário não seja capaz de ver suas cartas.

             Como você pode ver, há muitas formas de alguém trapacear embaralhando errado. Meu conselho é: Olhe para o deck de seu adversário enquanto embaralha. Quando ele não embaralhar o suficiente, basta pegar o deck dele e embaralhá-lo antes de cortar e devolvê-lo para o adversário. Quando ele utilizar apenas um Hindu ou Overhand Shuffle, use um Wave ou Riffle Shiffle, ou qualquer outra forma que separe as cartas de forma aleatória.

             Certifique-se de não cortar o baralho no mesmo lugar o tempo todo. Não corte na metade superior o tempo todo, mas corte no quarto superior ou, as vezes, no quarto inferior. Não é tão difícil embaralhar uma carta para que ela fique em uma determinada posição no deck. Evite manter o padrão, tanto na hora de embaralhar quanto na hora de cortar.

cut

            Outras coisas que você deve prestar a atenção quando seu oponente usar Pile Shuffle para embaralhar o deck.

Cartas Viradas para Baixo

          Quando determinadas cartas estão de cabeça para baixo, elas são consideradas cartas marcadas. Isso é ruim porque quando você cortar o deck do seu adversário, essas cartas podem ir parar no topo. Outra vantagem que o jogador pode ter com cartas viradas para baixo é, por exemplo, elas irem parar no prêmio. Isso permite que o jogador reconheça quais as cartas que estão ali, dando-lhe a oportunidade de pegar uma certa carta de prêmio, que lhe dará muita vantagem naquele momento, um supporter quando não se tem nenhum na mão por exemplo. Isso funciona para cartas como G Booster e outras cartas únicas em um baralho também.

Cartas Marcadas

           Quando existem sleeves marcados são muito fáceis de detectar, você pode simplesmente pedir o seu adversário para substituí-los.

Não Ter 60 Cartas

           Muitas vezes as pessoas esquecem suas cartas estádio ou coisas como Head Ringer e começam a rodada com menos de 60 cartas. Eu nunca acreditei que alguém  faria isso de propósito, no entanto, eu já ouvi que havia alguém usando mais de 60 em seu deck, de modo que embaralhar em Pilha (Pile Shuffle), garante que o baralho está com as 60 cartas.

Play!_Pokémon_logo

           Não é porque algumas das situações acima aconteceu com você, quer dizer que seu adversário está trapaceando. Mas para quem está começando agora a se aventurar no mundo competitivo do Pokémon TCG, deve saber que este tipo de coisa acontece. Então estas são algumas dicas para evitar que você perca uma partida de forma injusta.

Assim termino a primeira parte desta matéria, para que ela não fique muito extensa.

Nos vemos na semana que vem. Até lá!

Matéria Originalmente Publicada em 60 Cards. Tradução e adaptação por Delta Pokémon