ARTICUNO – M.Manectric EX ou Milotic, buscando o melhor acelerador de energias para o nosso lendário do gelo

Olá amigos e amigas, Como vão? A ideia de hoje é bem parecido com a estratégia usada no deck Speed Lugia e algumas variantes do deck Plasma com Lugia EX, ou seja, pegar dois ou três prêmios a cada nocaute que conseguirmos.

Isso tornará todas as nossas partidas mais rápidas e de bônus forçaremos nosso oponente a acelerar o próprio jogo, aumentando a possibilidades de erros por parte dele. Para impormos esse ritmo de jogo vamos utilizar o Articuno da coleção Roaring Skies que possuí uma incrível Ancient Trait.

Usaremos as seguintes cartas:

 

A LISTA

ARTICUNO / MILOTIC

Pokémon (15)

4x Articuno (Roaring Skies, nº 17) articuno-roaring-skies-ros-17
3x Milotic (Flash Fire, nº 23)
3x Feebas
2x Keldeo EX
2x Victini (Legendary Treasures, nº 23)
1x Shaymin EX

Trainer (33)

3x Professor Juniper
3x N
1x Professor Birch Observations
1x Lysandre
1x Colress
3x VS Seeker
2x Battle Compressor
3x Trainer’s Mailmilotic-flashfire-flf-23-ptcgo-1
4x Dive Ball
2x Ultra Ball
1x Professor’s Letter
1x Sacred Ash
2x Float Stone
1x Life Dew
2x Muscle Band
1x Silver Bangle
2x Roagh Seas

Energia (12)

12x Water Energy

 

ARticuno Milotic

 

Nossa lista terá como força ofensiva Articuno (Nº 17) da coleção Roaring Skies que, a princípio, não possui ataques tão interessantes. Temos Chilling Sigh que deixa o pokémon adversário dormindo, e Tri Edge causando 20 de dano +40 para cada “cara” que você conseguir flipando 3 moedas. Com esses dois ataques, acabamos dependendo muito do quesito sorte e isso sempre é complicado quando se joga pokémon TCG.

“Mas, o que é tão atrativo nesse Pokémon?” vocês se pergunta, e eu respondo: Sua Ancient Trait Delta Plus, que permite comprar uma carta prêmio a mais, se o Pokémon do oponente for nocauteado por uma ataque do Articuno, como se todos os pokémons no campo do oponente fossem EX.

Para amenizarmos a necessidade da sorte, contamos com Victini e sua habilidade, Victory Star, que nos permite jogar novamente a moeda caso o resultado seja muito ruim. Em um dia muito afortunado,victini-legendary-treasures-ltr-23-ptcgo-1 seria possível abater alguns pokémon EX adversários e pegar três prêmios de uma única vez, com três caras (120), o dano base do ataque (20), e Silver Bangle (30), totalizando 170 de dano (sem calcular fraquezas ou resistências). Contamos Também com Keldeo EX para evitar condições especiais, graças à sua habilidade Rush in, e como segundo atacante, pois Secret Sword pode causar muito dano e possui total sintonia com o deck, e o recurso da Float Stone torna esse pokémon valioso para a nossa estratégia dando mobilidade ao deck e evitando nocautes para o oponente.

Outro combo indispensável para essa lista consiste no uso do Battle Compressor para descartar energias de água e, logo em seguida, sacrificamos Milotic (de preferência com a tool Life Dew anexada para não entregar prêmios para o oponente), ligando as energias no descarte ao Articuno ou Keldeo EX, graças à habilidade Energy Grace, acelerando a energização para os ataques.

A novidade por parte das trainer’s é a volta do item Sacred Ash,keldeo-ex-boundaries-crossed-bcr-49-ptcgo-1 que tornou-se obsoleta com a chegada de Lysandre Trump Card (LTC), mas que com o seu banimento, volta com força total para evitar problemas por falta de atacantes ou ter de descarte de um pokémon que nos fará falta ao fim da partida. Uma outra carta feita sobre medida para esse deck é a Dive Ball, que nos deixa buscar qualquer pokémon que seja do tipo Água no deck, o que corresponde a 90% da lista.

Por fim, contamos com um Shaymin EX para acelerar o jogo quando for necessário usando sua habilidade Set Up, principalmente contra aquele famoso N para uma carta, que é quase uma regra nos dias de hoje.

 

OPÇÕES

 

Manaphy (Plasma Storm, nº 34) pode ser um bom substituto para Milotic, embora dependa de moedas para anexar energias no banco, tem a vantagem de ser um pokémon básico e, por isso, possui um setup mais simples. Sua habilidade, Final Wish, também é interessante se analisarmos bem, funciona como uma Teammates, nos permitindo buscar aquele card que precisaremos no próximo turno. O combo Blastoise e Archie Ace in The Hole também entra como uma opção interessante, mas deve ser estudado com cuidado, evitando quebrar a sinergia do deck.

Alguns itens podem aumentar muito o potencial de nossa lista, Super Rod nos permitiria recuperar energias e pokémons da pilha de descarte sempre que necessário, e voltá-los para o deck. Outra carta interessante é a Plus Power, que aumentaria a base de dano naquele “dezinho” que faltava para nocautear um pokémon EX, valendo a pena testar sua efetividade.

 

JOGANDO  DE  ARTICUNO  NO  FORMATO  XY-ON

 

Outra opção para este deck seria colocarmos Mega Manectric EX na lista, que poderá ter a mesma função de Milotic, ou ate se tornar atacante principal do deck, dependendo da situação. A entrada de Mega Manectric EX requer alterações na lista, para que o deck fique mais dinâmico e consiga equilibrar velocidade e força de ataque. Então vamos a elas.

 

A LISTA

ARTICUNO / M.MANECTRIC EX

Pokémon (12)

3x Articuno (Roaring Skies, nº 17) articuno-roaring-skies-ros-17
3x M. Manectric EX
3x Manectric EX
2x Zapdos (Roaring Skies, nº 23)
1x Shaymin EX

Trainer (37)

4x Professor Sycamore
2x Shauna
1x Lysandre
1x AZ
4x Acro Bike
4x Trainer’s Mail
3x VS Seeker
3x Ultra Ballm-manectric-ex-phantom-forces-phf-24
2x Mega Turbo
2x Head Ringer
1x Robot Substitute
1x Sacred Ash
1x Professor’s Letter
3x M.Manectric Spirit Link
2x Muscle Band
3x Rough Seas

Energia (11)

5x Water Energy
6x Lightning Energy

 

Manecuno

 

Quem vem testando os decksno formato XY-ON, já pode sentir que a velocidade do jogo aumentou devido a grande quantidade de cartas que você consegue usar em um único turno, nem a queda de LTC consegui diminuir o ritmo de jogo dos deck do futuro formato. Por isso esta lista vem focada em acelerar a montagem de M.Manectric EX, que será o suporte para se montar Articuno. A estratégia aqui é bastante diferente da variação acima, que busca colocar Milotic em campo o quanto antes para ajudar a energizar Articuno e, só ai, começar a atacar. Nesta lista nossa estratégia fica focada nas trainer’s Professor Sycamore, Trainer’s Mail e Acro Bike, para que possamos montar M.Manectric EX o quanto antes (de preferência no T2).

Com ele montado, você não precisará se preocupar com as energias descartadas, pois seu ataque Turbo Bolt além de causar 110 de dano, também recupera duas energias básicas da pilha de descartes e liga a um de seus pokémons no banco, acelerando a energização de Articuno.

Mega Manectric EX não é só um reciclador de energia, com apenas duas energias ele é capaz de causar muito dano e este fato é o que diminui consideravelmente o quesito sorte, pois com um dano alto, o número de moedas que você precisará acertar com Articuno para conseguir um nocaute se torna menor, deixando o deck mais estável. Outra vantagem de usar M.Manectric EX é seu custo de recuo 0, com isso atacar com ele em um turno e recuar no próximo, para que Articuno consiga seus nocautes, é algo muito simples. E que poderá ser muito útil a você caso tenha o estádio Rough Seas em campo, já que ele lhe permite curar 30 pontos de dano de cada um de seus pokémons de água ou elétricos, ajudando a mantê-los em campo por mais um ou dois turnos.

Mas como nem tudo são flores, temos um terceiro atacante no deck. Zapdos tem a vantagem de conseguir atacar com uma energia, podendo ser uma boa resposta ao adversário após um de seus atacantes ser nocauteado, completando aquele pouco dano que falta para derrubar o pokémon do oponente e manter a troca de prêmios equilibrada.

 

CONCLUSÃO

 

Como esta variação possui 3 atacantes com fraquezas distintas, não vou citar partidas desfavoráveis, Talvez Lucario EX e Medicham, sejam os adversários mais difíceis, pois conseguem causar de forma rápida muitos danos, atrapalhando você a montar os Mega Manectric’s, porém a partida volta a se equilibrar quando você consegue montar Zapdos e Articuno. Após um ou dois nocautes, você provavelmente igualará o número de prêmios que o adversário pegou. A maior dificuldade aqui ainda será o fator sorte, que estará presente sempre que você precisar tirar “cara” na moeda.

Já havia mencionado em algum texto passado que o jogo vem se reformulando nos últimos tempos, o leque de estratégias e possibilidades foi ampliado de forma incrível com as novas coleções. Assim, decks rápidos e sólidos podem ser vistos surgindo a cada torneio e a cada fim de semana. A proposta apresentada hoje visa esse tipo de jogo, tomar prêmios com uma velocidade notável, sem deixar a diversão de lado. No mais é isso.

Boa jogatina a todos. Nos esbarramos por aí.

 

 

 

 

Deixe sua opinião

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑