Por. Edgar Shinagawa

               Fala ae pessoal! Shinagawa aqui!

             Hoje trago a primeira parte de um artigos, voltado aos novos jogadores, especialmente para aqueles que querem ingressar no cenário competitivo do Pokémon TCG e compartilho um pouco da minha pequena experiência neste mundo que, até quatro anos atrás, eu desconhecia completamente.

             Se você conhece alguém que esteja interessado em conhecer o jogo e este lado competitivo, por favor, divulgue esta coluna e ajude você também a divulgar o Pokémon TCG!

POKÉMON TCG: O QUE É?

             Pokémon Trading Card Game, ou no Brasil – Pokémon Estampas Ilustradas – é um jogo de cartas, onde o jogador assume o papel de treinador Pokémon e tem por objetivo derrotar um outro treinador. O jogo foi lançado em 1996 no Japão e em 1998 nos EUA, sendo produzido e distribuído pela Wizard of the Coast (mesma empresa que distribui Magic: The Gathering no mundo todo). Em 2003 a produção e distribuição passou à Nintendo, detentora dos direitos de Pokémon. No Brasil, atualmente a produção, distribuição e organização é de responsabilidade da Copag.

trio starter

COMEÇANDO A JOGAR!

Online

             Uma ótima ferramenta para aprendizado é o simulador online oficial:

                     http://www.pokemontcg.com/

             É possível aprender as regras básicas jogando com os decks (baralhos) iniciantes. A parte boa é que como é automatizado, não existe possibilidade de errar por desconhecimento das regras. O programa também conta com o suporte para Português-BR. O simulador também pode servir para aumentar sua experiência de jogo a um nível competitivo.

Pokémon TCGO

           As regras do jogo podem ser vistas no site oficial da Pokémon.com (em inglês):

http://assets20.pokemon.com/assets/cms/pdf/tcg/rulebooks/XY_Kalos_Starter_Set_Rulebook_EN.pdf

          E também no site da Copag (em português):

http://www.copag.com.br/pokemon/wp-content/themes/XY5/_conteudo/regras_xy5.pdf

“De verdade!”

            Caso você tenha interesse em aprender o jogo pessoalmente, você pode adquirir os decks iniciantes (starter decks), que vem com tudo o que é necessário para começar no jogo! Ou então, ir às Liga Pokémon e encontrar pessoas mais experientes e dispostas a lhe ensinar.

Liga Pokémon

            Liga Pokémon são eventos organizados pelas lojas para reunir os jogadores de Pokémon TCG. Normalmente são organizados aos finais de semana e costumam reunir os jogadores mais novos. É um ótimo lugar para se familiarizar com o jogo, fazer amizades e o mais importante — se divertir.

DSC03783

O POKÉMON TCG COMPETITIVO

               Para aqueles que gostam do jogo e querem desafios maiores, o Pokémon TCG conta com uma comunidade competitiva, com um nível de jogo mais estratégico, grandes torneios e bons prêmios! Para entrar neste mundo é importante ter alguns conceitos:

Temporada

                Assim como no futebol, o Pokémon TCG tem temporadas. A temporada se inicia logo após o campeonato Mundial, que ocorre no mês de agosto de cada ano. Assim, estamos na temporada 2014-2015!

Formato/Rotação

              Uma vez que a produção de cartas é realizada em lotes e depois a coleção não é mais produzida, fica difícil um jogador novo encontrar cartas muito antigas para comprar. Desta forma, é adotado por padrão, as últimas coleções lançadas como sendo válidas nos torneios oficiais. Normalmente a rotação (banimento de coleções) ocorre após o mundial. Atualmente utilizamos o formato BCR-ON (Boundaries Crossed-ON), que significa que estão válidas todas as cartas lançadas desde a coleção Boundaries Crossed:

BLOCO BW

  • Boundaries Crossed –   Fronteiras Cruzadas;
  • Plasma Storm –             Tempestade de Plasma
  • Plasma Freeze –            Congelamento de Plasma
  • Plasma Blast –               Explosão de Plasma
  • Legendary Treasures –  Não lançada pela Copag
  • BW Promo a partir de BW – 55 ou mais;

BLOCO XY

  • XY Base set
  • Flash Fire –   Flash de Fogo
  • Furious First – Punhos Furiosos
  • Phanton Force –  Força Fantasma
  • Primal Clash – Confronto Primitivo
  • Double Crisis – Crise Dupla
  • Roaring Skies – Céus Estrondosos
  • XY Promo.

Também é importante lembrar que cartas reimpressas podem ser usadas normalmente, desde que possuam o mesmo nome e mesmo efeito

446519030023254

POP! e POPID

                  POP é a sigla de Pokémon Organized Play, também conhecida como “Play! Pokémon” — divisão da Pokémon Company — cuja responsabilidade é organizar ligas, torneios, regras e prêmios para o Pokémon TCG e o Pokémon VGC (video game).

                 A POPID é um “RG” dos jogadores de Pokémon. É este número que receberá suas recompensas (CPs e PPs) e também as punições. Cada jogador deve ter um único número, sob pena de sanções no caso de múltiplas IDs. Caso você não tenha, em seu primeiro torneio seu cadastro será realizado. Carregue o número sempre consigo ao ir jogar!

Divisões

                 O Pokémon TCG possui três categorias, utilizando o critério IDADE para alocar os jogadores. Para a temporada de 2014-2015 as divisões são:

– Divisão Junior — nascidos em 2004 ou mais recente;

– Divisão Senior — nascidos em 2000, 2001, 2002 ou 2003;

– Divisão Master — nascidos em 1999 ou antes.

           Para que um torneio possua divisão própria, deve existir pelo menos 6 jogadores desta. Caso contrário, os jogadores se misturarão com a divisão acima. A classificação final será separada.

tcg-world-champ-winners

Torneios Sancionados/Premier — PPs e CPs

               Torneios sancionados são todos os torneios cujos resultados são reportados à Play! Pokémon. Estes torneios fornecem PPsPlay! Points — que servem para classificar o jogador como um jogador ativo. Estes pontos são necessários para disputar os torneios Nacional e o Last Chance Qualifier;

             Já os torneios Premier são os torneios que recompensam os melhores colocados com os CPsChampionship Points — necessários para se obter o convite para se jogar o torneio mundial. Para nós, Brasileiros, são necessários 200 CPs para a categoria Junior, 250 CPs para a categoria Senior e 300 CPs para a categoria Master. Os torneios premier atualmente recorrentes no país são:

League Challenge

           Teoricamente deveriam ocorrer uma vez ao mês nas ligas Pokémon. Entretanto, não foram divulgadas como irá funcionar este tipo de torneio aqui no Brasil, o que é uma pena, pois os 15 CPs dados ao campeão certamente seriam de grande ajuda aos jogadores em busca de vaga para o mundial;

 dscn0945

City Championships

               Como o nome diz, possui nível de cidade. As principais cidades do país sediam estes torneios que dão até 50 CPs para o primeiro colocado. Ocorrem no começo do ano, em meados de Janeiro/Fevereiro;

nacional-tcg-2012

Regional Championships

              A nível de estado. Ocorrem duas vezes durante a temporada, os primeiros em Novembro/Dezembro sendo os primeiros torneios oficiais da temporada e novamente em Março e Abril, marcando o que poderia-mos considerar o meio da temporada. Este torneios costumam ter um numero alto de jogadores, varias pessoas viajam para outros estados em busca dos 150 CPs dados ao campeão;

Jogadores-batalhando-no-Nacional-de-Pokemon-TCG-2013

Nationals Championships

             O maior torneio do Brasil! Para jogar, é necessário uma determinada quantidade de Play! Points. As pessoas se dedicam o ano inteiro para este torneio, que da vaga garantida ao mundial, para o vencedor e vice de cada divisão. Os outros ganham CPs que podem complementar os pontos adquiridos durante a temporada e garantir o convite ao Worlds. Sempre foi realizado no estado de São Paulo (normalmente na capital), visto à grande quantidade de jogadores residindo aqui.10462753_348309958656442_3480596233252000242_n

           Uma vez ao ano, no mês de agosto, ocorre o torneio mundial de Pokémon TCG, onde jogadores de vários países se enfrentam pelo título de campeão mundial.

Last Chance Qualifier

            Torneio que ocorre na véspera do mundial, no mesmo local do torneio principal. É destinado aqueles que não conseguiram CPs suficientes para obter o convite e, em uma série de “mata-mata”, se enfrentam até sobrar 8 pessoas, que irão disputar o mundial! Também costuma ser necessária uma quantidade mínima de Play! Points.

Worlds Championship

             Sediado todas as vezes nos EUA (à exceção de 2013 — sediado em Vancouver, Canadá), é o mais importante torneio de Pokémon TCG! Apenas aqueles jogadores que demonstraram competência durante a temporada (juntando os muitos CPs necessários) ou os campeões e vice-campeões nacionais, além dos sobreviventes do Last Chance Qualifier, podem jogar este torneio. Obter o título de campeão mundial é estar no topo do mundo do Pokémon TCG.

MONTANDO SEU PRIMEIRO DECK 

            O começo é bem difícil, afinal, você não quer investir muito dinheiro em uma coisa que ainda não tem certeza se vai gostar. Normal! O importante é montar um deck que funcione e que não tenha um custo tão elevado. Inicialmente, recomendo a compra de cartas avulsas, visto que assim será gasto dinheiro naquilo que você realmente precisa.

Sugestão

            Para o formato atual e o Próximo, um deck bom e muito barato, que tem um ótimo potencial competitivo — sendo esta uma ótima opção pra quem quer experimentar esse cenário — é o Night March, que dependendo da formação pode ser montado com menos de R$150,00,  variando um pouco dependendo de onde você compra as cartas.

(clique aqui para ver uma análise do deck NightMarch)

JOGUE!

 

               A porta de entrada do mundo competitivo são as Ligas. É neste lugar que você irá conhecer pessoas que já estão neste mundo. É onde você terá oportunidade de enfrentar pessoas melhores, com decks mais fortes e poderá ter a oportunidade de conhecer estratégias diferentes.

    54-mewtwo-ex           Particularmente iniciei minha carreira competitiva “aos tropeços”. Sou uma pessoa que procura pesquisar antes de fazer alguma coisa, por isso procurei por vários sites de Pokémon TCG e aprendi bastante coisa teoricamente. Fui direto para um State Championship (equivalente ao Regional de hoje), com um deck totalmente desbalanceado e, apesar de ter duas cópias de Mewtwo EX (a carta mais forte e cara da época), usei apenas uma. Acabei fazendo um score de 4-2, terminando em 14º de umas 50 pessoas. Nada mal para um iniciante! Porém os outros torneios não consegui melhorar meu desempenho, apesar de ficar horas em cima das cartas, pensando em como enfrentar tal deck, qual carta mudar, etc. Motivo? Falta de jogar!

       Após essa leva de torneios (incluindo o Nationals 2012, onde falhei miseravelmente), veio o período que antecede o mundial — Junho e Julho — e o comecinho da temporada 2012-2013 — Agosto e Setembro — que é a época em que a comunidade da uma “esfriada”. Entretanto, foi nessa fase em que eu frequentava as ligas todos os finais de semana (de sábado e domingo) que eu adquiri a bagagem que carrego comigo até hoje. Ficava o final de semana inteiro jogando contra diversas pessoas e diferentes decks e usando diferentes decks também — depois que você faz amizade, as pessoas te emprestam as cartas. O resultado aparecia nos torneios organizados nas próprias ligas — comecei a ganhar vários deles!

              Logicamente que ganhar um torneio de liga não se compara a ganhar um torneio premier, mas é um degrau que eu havia subido. Algumas pessoas falavam que eu estava começando a jogar bem, que eu tinha potencial e tudo mais.

            Enfim, o ponto em qual quero chegar, é que é necessário jogar bastante para aprender a jogar bem! Afinal, só se aprende a andar de bicicleta pedalando, não é mesmo?

Play!_Pokémon_logo

            Assim termino este artigo. Espero que tenham gostado! Dúvidas, sugestões e comentários podem ser deixados logo abaixo!

Matéria originalmente publicada em Let’s Collect New’s

Anúncios