Todos os jogos tem suas lendas e em Pokémon TCG não é diferente, alguns decks se tornaram muito famosos por suas estratégias, pela sua força de ataque, pelo seu poder de cura, por sua velocidade ou pela sua consistência de jogo. Haymaker era um deck extremamente consistente e rápido em uma época onde o jogo havia sido pensado para que os grandes pokémons estágio 2 reinassem, e este deck formado só por básicos foi o que mais se destacou.

           Para entendermos o deck precisamos analisar o que era o Pokémon TCG naquela época, entre as coleções Baset Set e Fossil. A principal diferença para os tempos de hoje esta no HP dos pokémons, antigamente os básicos possuíam entre 30 e 50 de HP, os estágio 1 entre 50 e 80 de HP e os estágio 2 entre 80 e 100 de HP(com 2 exceções Chansey e Charizard que possuíam 120 de HP), outra importante diferença é que as trainer’s não eram separadas por tipos (Supporter, item e estádio).

            Imagine você nos tempos de hoje usando 4 Professor Juniper, 4 Computer Search e 4 Dowsing Machine, NO MESMO TURNO! Charizard-Base-Set-4Bem, antigamente isso era possível só que como se usavam muitos pokémons estágio 2 e muitas energias para atacar, descartar muitas cartas era um grande prejuízo. Mais uma diferença que precisamos levar em conta é o dano base e a quantidade de energia que os ataques pediam, chegava-se a usar 4 energias do mesmo tipo em uma ataque que causava 30 de dano mais um efeito horroroso. A ultima diferença a se considerar é o uso de cartas como Gust Of Wind (mesmo efeito de Pokémon Catcher sem flip) e as temidas Energy Removal e Super Energy Removal.

          Agora que vimos algumas diferenças do formato de jogo da época para o de hoje, podemos começar a analisar o deck. Primeiro vou mostrar a lista base, pois muitos jogadores davam seu toque pessoal, alterando ou acrescentando cards que lhes agradavam ou alteravam de acordo com o metagame local.

 

A LISTA

HAYMAKER

Pokémon (12)Hitmonchan-Base-Set-7

4x Hitmoncham
4x Electabuzz
4x Scyther

Trainer (26)

4x Plus Power
4x Energy Removal
4x Super Energy Removal
3x Gust of WindElectabuzz-Base-Set-20
3x Professor Oak
4x Bill
2x Item Finder
2x Computer Search

Energia (22)

4x D.C.E
10x Fighting Energy
8x Lightning Energy

 

 

          Hitmonchan e Electabuzz possuem algumas vantagens consideráveis que os levaram ao status de lenda. O HP mais elevado que o de um pokémon básico normal era uma das vantagens, outro importante característica é o fato de serem os únicos na época que usavam apenas uma energia para atacar. Electabuzz ainda tinha mais vantagens pois poderia paralisar o oponente com uma energia ou causar ate 60 de dano (um dano elevado para a época) com apenas 2 energias. Essa combinação foi a chave do enorme sucesso que este deck teve nos primórdios do Pokémon TCG.

       Scyther-Jungle-26O terceiro atacante do deck entra com a vantagem de ter recuo 0, além de ser compatível com D.C.E , só isso já era suficiente para Scyther se unir a dupla, mas muitos jogadores iam além, colocando energias de grama, para que Scyher pudesse usar seu primeiro ataque Sword Dance, assim elevando seu dano consideravelmente.

          Os pokémon do deck são rápidos e tem uma boa base de dano, mas era nas trainer’s que o deck levava maior vantagem sobre os demais, aqui se encontra uma consistência absurda, a junção de cartas de compra com cartas de busca e de controle foi mais um dos motivos que elevou esse deck ao nível de lenda. Professor Oak, com o mesmo efeito que Professor Juniper tem hoje e Bill que te permite comprar 2 cartas, davam um poder de compra incrível para os decks da época, principalmente em Haymaker, pois você poderia descartas energias e outros cards sem se preocupar.

Trainers BS 1

         Computer Search e Item Finder (atual Dowsing Machine) estão presentes no TCG atual como Ace Spec’s, para quem usa estes cards em seus decks sabe a diferença que ter uma copia delas já faz, imagina quando se podia usar 4, o controle sobre seu deck era muito grande, mesmo neste deck que só usava 2 de cada.

Trainers BS 2

           Por falar em controle, vamos falar das cartas mais odiadas de toda a história do jogo, as absurdas Energy Removal e Super Energy Removal. Com Energy Removal você pode escolher uma energia ligada a qualquer pokémon do oponente e descartá-la, Super Energy Removal era ainda mais cruel, ao custo de descartar uma energia ligada a um de seus pokémons você escolhia um pokémon do oponente e descartava 2 energias ligadas a ele. Com 4 copias de cada uma delas no deck, era fácil você conseguir descartar todas as energias do oponente durante a partida. Outra ótima carta de controle que teve seu reprint funcional na era BW foi Gust Of Wind, que os jogadores mais novos conhecem como Pokémon Catcher, quem uso esta carta recentemente sabe o quanto o efeito dela é devastador na estratégia do adversário, então você já pode imaginar o tamanho do prejuízo que esta carta causava aos oponentes naquela época.

Trainer Base set.jpg

       Deixei pra falar por ultimo de Plus Power, muitas vezes 10 a mais de dano parece não fazer diferença, mas só quem já usou esta carta sabe o quanto ele é útil, mesmo aumentando pouco o dano. Para um efeito comparativo, podemos comprar esta carta com Muscle Band e toda a diferença que ela causa ao nosso jogo nos dias de hoje. Eu particularmente sou um fã de Plus Power e torço muito para que esta carta tenha reprint na era XY-ON.

PlusPower-Base-Set-84

        A quantidade de energias neste deck pode parecer um absurdo, ainda mais se levarmos em conta que na maioria das vezes você ligaria no máximo 2 energias para atacar. A explicação para esse numero excessivo se encontra em Professor Oak, Energy Removal e Super Energy Removal com muitas energias você poderia descartá-las com muito menos preocupação.

 

CONCLUSÃO

 

          Com uma estratégia direta, consistente e rápida não é difícil entender o porque este deck foi tão usado na época e o porque de ter se tornado tão famoso. Atacantes rápidos, fortes e com um bom HP sempre fizeram sucesso no metagame, Virizion / Genesect foi nosso último grande representante nesta categoria.

          Uma falha neste deck se encontra no seu poder de compra, isso parece contraditório, porem você conseguia comprar tantas cartas de uma única vez que era fácil o jogador perder o controle do deck e perder a partida por não ter mais cartas para comprar.

         Até a Próxima!

 

donates 1

 

Para mais informações sobre este deck acesse o link: http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Haymaker_(TCG)

 

        No vídeo abaixo você pode acompanhar uma partida e entender como o deck Haymaker funcionava.

Salvar

 

Salvar

Anúncios