Por Antônio C. Pereira

                Olá amigos e amigas. Via de regra, quanto menos precisarmos para fazer um deck funcionar, melhor será. Contudo, toda regra possui suas exceções, e hoje falaremos de uma delas, cujo esqueleto foi campeão mundial algum tempo atrás. Preparemos a lista:

A LISTA

Pokémons (20)

4x Shelmet (Plasma Blast / Explosão de Plasma) 11-accelgor
3x Accelgor (Dark Explorers / Exploradores da Escuridão)
1x Voltorb (XY)
1x Electrode (Plasma Freeze / Congelamento de Plasma)
1x Jirachi EX (Plasma Blast / Explosão de Plasma)
2x Mew EX (Legendary Treasures)
4x Phantump (XY)
4x Trevenant (XY)

Trainers (36)

3x Colress
1x Skyla
4x Repeat Ball
1x Downsing Machine (Máquina de Prospecção)55-trevenant
2x Switch (Substituição)
4x Ultra Ball
4x VS Seeker (Explorador VS)
1x Lysandre
1x Lysandre’s Trump card (Coringa do Lysandre)
3x N
2x Professor Syncamore
3x Virbank City Gym (Ginásio da Cidade de Virbank)
3x Float Stone (Pedra Flutuante)
2x Muscle Band (Faixa Musculosa)
2x Silver Bangle (Bracelete de Prata)

Energias (4)

4x Double Colorless Energy

ANALISANDO O DECK

          46-mew-ex   Aqui usaremos e abusaremos das habilidades e efeito de todas as cartas para tornar o deck mais sólido possível, começando pela espinha da lista Accelgor e Trevenat. O Shelmet escolhido (Plasma Blast) permite em um momento de aperto atrasar o oponente com o ataque Yawn, que adormece o pokémon adversário com uma energia incolor, e sua evolução, Accelgor, é nosso atacante principal por boa parte da partida. O ataque Deck and Cover é muito constante, com apenas uma Energia Dupla Incolor, causamos 50 pontos de dano (sem somarmos tools) e, para melhorar mais a nossa situação, ainda induzimos duas condições especias ao pokémon ativo do adversário, paralisia e envenenamento, terminando a rodada com nosso Accelgor protegido no deck, pronto para a próxima rodada.

          Para fechar o Lock sobre o oponente, usaremos habilidade Forest’s Curse do Trevenat. Essa habilidade impede que nosso adversário use qualquer item pelo tempo que a árvore psíquica seja nosso pokémon ativo e, a partir daí, nosso jogo está construído. Iniciamos o turno promovendo Accelgor, fazemos tudo o que precisamos na rodada, e finalizamos com o ataque e a promoção de Trevenat (sempre equipado com Float Stone, não esqueçamos esse detalhe) para a posição ativa.126-virbank-city-gym

             Mesmo com esse ótimo ataque, derrubar pokémons EX com danos entre 50 e 80 por turno é algo demorado, para acelerar o processo contamos com o stadium Virbank City Gym, ampliando o dano de envenenamento em 30 a cada virada de turno. Outra carta que ajuda muito ao longo da partida é o Mew EX que nos permite utilizar Deck and Cover muito mais rápido, graças à sua habilidade Versatile, evitando que o pokémon adversário encontre uma brecha para escapar.

      33-electrode        Por último podemos contar com cartas aceleradoras de compra, nesse caso, as habilidades de Jirachi EX (Stellar Guidance) e Electrode (Magnetic Draw), ajudando com cartas extras eu específicas a cada rodada, Balls para trazer os pokémons para a mesa e VS.Seekers para reutilizar cartas descartadas. Contamos ainda com supporters que possibilitam trocar a mão sempre que necessário, pois as cartas estarão sempre entrando em jogo e voltando para o deck, Sycamore deve ser usado com cuidado para evitar descartes desnecessários, mas N e Colress podem ser jogados sem medo.

             Até aqui tivemos a parte divertida, agora temos que listar as complicações. A mais clara são os pokémons de fogo, que podem arruinar nossa estratégia ainda no primeiro turno, eles podem abater Shelmet antes que consigam evoluir, causando um grande problema para nós. Métodos de remover ou impedir condições especiais também não nos ajuda, energias especiais, Virizion, Espeon (Dark Explorers), Pokémon Center Lady, stadiums, podem ser tão destrutivos para o nosso deck, quanto os pokémons de fogo. O baixo HP da maioria dos nossos pokémons se mostra como outro desafio, numa época em que é possível aplicar 300 de dano com o poder da matemática, podemos ser derrotados com facilidade, dependendo da ocasião.

OPÇÕES

              Shaymin-EX-Roaring-Skies-77 Teremos um caminhão de alternativas hoje, e vamos começar pela coleção Roaring Skies. Duas boas adições desse set para a nossa lista seriam Shaymin EX, que é muito compatível com a forma de jogar desse deck, sua habilidade que permite trazer mais cartas para a mão e seu ataque poderiam entrar para substituir Electrode, sem dúvida nenhuma. Trainer’s Mail pode ser uma boa opção para entrar no lugar de Skyla, e abrir a opção de usar outro supporter no turno.

                   Uma carta interessante da Primal Clash para usarmos é a Acro Bike, porém, deve ser usada com cuidado para evitar perdas desnecessárias em nossas jogadas. E caso queiramos jogar de modo mais hardcore podemos adicionar, de forma planejada claro, outros pokémons com habilidades interessantes, os três mais indicados são:

Munna (Boundaries Crossed) com Long-Distance Hypnosis, jogamos a moeda, se der cara o pokémon do oponente dormirá, se der coroa o nosso pokémon dormirá.

Musharna (Next Destinies) com Forewarn nos deixa olhar as duas cartas no topo do deck, escolher uma e deixar a outra ainda no topo, sem embaralhar as cartas.

Dusknoir (Boundaries Crossed) Sinister Hand, permite-nos mover os contadores de dano nos pokémon adversários da forma que desejamos, facilitando os nocautes.

CONCLUSÃO

EP719_Accelgor

                Como dito no início desse texto, estamos falando de uma derivação de um deck campeão mundial, com techs e estratégia bem interessante e, ainda assim, muito divertido de se jogar. Mesmo com muitas cartas fora do formato, esse baralho poderia trazer uma série de problemas para os jogadores atuais. Espero matar a saudade de quem viu ou jogou com esse deck, e atiçar a curiosidade daqueles que não o viram em ação. No mais, boa jogatina a todos.

Nos esbarramos por aí.

            Monte e jogue com este deck, e depois envie suas opniões para nós. Estamos curioso para saber o quanto divertido foi sua experiência.

Ate a próxima!!

Anúncios