Por  Valter Junior

INTRODUÇÃO

                   Olá a todos, partindo para mais um artigo de dicas, vamos falar um pouco sobre o que você pode fazer para se tornar um bom jogador de Pokemon TCG.

                   Primeiramente, nunca desistir, muitas derrotas virão antes de vitorias seguidas e, se acostume, sempre haverá pessoas melhores que você. Mas não se fruste com isso, elas não são exatamente melhores do que você, só viram algo antes de você. Então, corra, estude, pense e aprenda com o que elas fizeram para te vencer. Algo que não tem segredo é o treino,  testar seu deck  contra o de várias pessoas diferentes, só assim você se acostuma às diferentes jogadas e aprende o que pode acontecer. Então, sempre procure alguma Liga Pokemon na sua região, pois nela você pode encontrar varias pessoas diferentes, com idéias diferentes e decks diferentes. Você terá a oportunidade de testar seu próprio deck e evidenciar suas falhas para, assim, aprender com elas.

                 Se você quer levar todo o treinamento à prova, nada melhor do que participar de campeonatos, oficiais. Mesmo que não se sinta preparado pra vencer. O que vale é a experiência do que acontece ali, algo que você poderá levar para sempre como conhecimento, portanto, acompanhe as agendas de torneios oficiais, para que você possa participar daqueles eventos mais próximo de você. download

                Agora, se você está sem ideias para decks? Já leu todo o Manual Oficial da Nintendo e não sabe por onde começar? Então de uma conferida em nosso site, que traz diversas análises de deck’s dos variados formatos de jogo, que podem ajudar muito a os novatos que desejam entrar para o mundo competitivo! Como informação nunca é demais, a outros excelentes sites que servem de referência para os jogadores profissionais, no Brasil temos a Pokémon Lecture, a Pokémon TCG MG e o Site Oficial Da Copag, que estão em atividade no momento trazendo as novidades do TCG pelo país. Já a nível internacional temos a Six Prizes, 60 Cards, The Meta Game, Pro Pokémon e a The Charizard Lounge, que se tornaram a principal referência de Metagame para os jogadores profissionais de todo o mundo. Outros sites importantes para se visitar são os que trazem as regras de torneios e as novidades sobre o jogo, como a PokéBeach, a Poké Gym e a Compendium. Na nossa seção Links Úteis(clique aqui para acessa-la), você encontra os links para acessar os sites acima , além de muito outros que abordam o tema em todos os cantos do mundo. estamos_de_volta  Eu sempre dou uma passada nesses sites para saber das novidades, ler os artigos e refletir. Mas fica a dica, não compensa copiar os decks que estão lá, porque eles jogam em um metagame (ambiente de jogo) diferente do nosso, sem contar que cada autor tem uma opinião diferente sobre qual é o melhor deck do momento. Use-os mais como base, leia, reflita sobre a estratégia, estude as cartas que eles usaram para montrar suas estratégias e por fim tente converter o deck que você tanto curtiu para a SUA FORMA DE JOGAR. Não tem mistério! Em resumo, é estudar o que esta acontecendo no universo atual e TREINAR!

JOGANDO COMO UM “PRO PLAYER”

 bw31-victory-cup

                 Após essa longa, mais importante introdução, podemos entrar no assunto principal do artigo, como se tornar um jogador profissional. Vou dar dicas e alguns detalhes que parecem simples, mais influenciam muito, podendo ajudar você a ser tornar o bom player.

AS REGRAS

11156934_894624657261193_1889372113_n

                  Como parte principal de como se tornar um jogador de elite, as regras ! Sim, todo os jogadores, são obrigados a saber tanto quanto um juiz de campeonato, pois quem cuida do bom andamento do jogo são os próprios jogadores, ou seja, os dois jogadores devem cuidar para que seu oponente faça tudo corretamente, e o mesmo e esperado do seu oponente em relação a você. A primeira dica e sempre que tiver uma duvida, de uma olhada no Compedium, pois neles estão a maioria das perguntas e respostas feitas sobre o bom andamento do jogo.

O INÍCIO DO JOGO

hqdefault (1)

                  Normalmente você estará sentado em sua mesa, pronto para começar a partida, antes dos juízes declararem o começo da rodada. De qualquer maneira, mesmo que você não esteja pronto, você ainda tem 2 minutos para embaralhar e preparar o começo do seu jogo.

EMBARALHANDO NO COMEÇO DO JOGO

tcg shufle

                Muitos jogadores adotam o “embaralhamento por pilhas”. Para fazer isso, apenas faça como se fosse distribuir as cartas viradas para baixo para um jogo de 6 jogadores (Muitos preferem com 7 ou 8 pilhas). Fazendo isso ajuda a separar cartas agrupadas, de maneira que métodos tradicionais não fazem. Em adição, se você por exemplo embaralhar em 6 pilhas você saberá que tem todas suas cartas com você, 6 pilhas de 10 cartas cada. As vezes até 10 pilhas de 6 cartas são válidas, vai de cada um.

                Há outros métodos de embaralhar que auxiliam também na contagem das cartas mais facilmente. O que fazer é por sua conta, só tenha certeza que a pilha final pós o embaralhamento contenha 60 cards e que a forma que você usou para embaralhar seu deck, separou bem todas as suas cartas.

NÃO ESQUEÇA SEUS PRÊMIOS

CAM00638

             Esquecer de separar os prêmios é um dos erros mais constantes que rolam em momentos que você está distraído. Preste atenção, não é nada legal ganhar uma penalidade/advertência logo de cara. Eu mesmo tenho o hábito de pegar minha mão e prêmios antes de checar por Mulligan (checar se está sem básicos para re-comprar 7 cards). De qualquer maneira, eu sei que isso não é tecnicamente o procedimento correto e comecei a ter um novo hábito.

             Após pegar minha mão com 7 cartas, eu coloco meu deck no local do pokémon ativo. Ai sim, caso tenha um básico inicial, eu coloco os 6 prêmios e o deck em seu devido lugar. Então eu ponho meu pokémon no lugar do ativo, virado para baixo. Isso demora um pouco para se acostumar, mas se continuar com esse costume você nunca esquecerá de colocar seus prêmios, mesmo que você tenha um “pensamento lento” digamos assim. Haha

Mulligan

hqdefault

                  Falando em mulligan, você deveria evitar de declarar mulligan até o oponente baixar o ativo dele. Claro que isso não é normalmente um bom negócio, mas pode fazer diferença para alguns decks. Espere o seu oponente perguntar se você não tem básico, você deve responder honestamente e, caso não tenha, re-embaralhar seu deck e re-comprar 7 cartas para não enrolar o começo do jogo.

Durante o Jogo

proxy-url=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-zVwvFsTh2v8%2FVB26zj-DBuI%2FAAAAAAAAB8E%2FrMVWE7tmo3c%2Fs1600%2Fjogando%252Bpokemao.png&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F-

              Durante o turno do oponente, eu pessoalmente prefiro pensar sobre meus movimentos e o que fazer no meu turno, para só depois passar a  observar o oponente durante o turno dele, uma vez que o que faço no meu turno depende do ataque dele, e etc. Acho que demora menos a pensar assim e é menos estresse. Deixe as cartas na mesa de forma que você não seja tentado a olhar para elas e o resto da sua mão enquanto volta a sua vez. Lembre-se é contra as regras botar a mão abaixo da mesa, de maneira que o oponente não possa ver seus cards.

Observe o turno do seu oponente, e tenha certeza de que ele não faça nenhuma besteira/cometa erros (Sem querer, claro).

ENERGIAS

???????????????????????????????

                Quando você joga sua energia do turno, coloque aquela energia acima do pokémon. E espere até que você termine o turno antes de botar a energia embaixo do seu pokémon. Dessa maneira você não esquecerá se já ligou ou não uma energia a os seus pokémons, mesmo em turnos mais longos. Claro, tenha certeza que todas as cartas permaneçam visíveis!pachirisu-call-of-legends-cl-18-ptcgo-1

             Se você esquecer de seguir essa dica e esquecer se já ligou energia esse turno, tente contar o número de energias em campo e tente lembrar o número de turnos que já foram jogados. Outra alternativa é checar quantas energias o oponente tem no canto e comparar com as suas dependendo de quem começou.

                Não esqueça de anunciar que esta usando uma habilidade de um de seus pokémons! Um jogador nos nacionais Canadenses de 2012 sofreu um penalidade por não declarar que estava usando a habilidade do Pachirisu, Self Generation, quando ele o desceu seu pokémon ligando nele uma energia extra. Não deixe esse ser você, declare o uso de habilidades similares como a  do Sceptile(Primal Clash), Nature and Heal.

SUPPORTERS/APOIADORES

                 Juízes no Mundial dão advertências para jogadores que deixam seus Apoiadores/Supporters perto do Pokemon ativo em vez de descartá-los imediatamente. Assim como nos Torneios  locais, os juízes podem fazer o mesmo. Quando você jogar seu suporter do turno, coloque-o ao lado da sua pilha de descarte, perpendicularmente ao resto das cartas. Agora você pode dizer imediatamente se você jogou o seu suporter do turno com mais certeza. E logo em seguida ao termino do turno descarte-o!

PROCURANDO EM SEU DECK

???????????????????????????????

               Quando você está procurando em seu deck (depois de usar cartas como Pokémon Fã Clube , por exemplo), não coloque-os perto dos seus pokemons virados pra cima em seu playmat (área de jogo). No lugar disso, mova as cartas que você está pensando em pegar para o topo do seu deck ou coloque-as viradas para baixo longe da sua mão e área do banco(o local acima do ativo é uma boa). Apenas depois que você tiver certeza das suas escolhas, e qual pokémon pegar, dai sim vire-os para cima no campo revelando o que pegou e colocando-os em sua mão. Alguns jogadores tiveram problemas quando, depois de separar os 2 pokémons, os oponentes não permitiram que eles mudassem de ideia, e em um caso a parte, o jogador foi forçado a coloca-los imediatamente os 2 no banco de qualquer jeito pelo erro.

               Se você quiser ser um pro player, aproveite quando usar pela primeira vez cartas que procurem outras cartas no deck  para checar seu deck, e tentar identificar o que está nos prêmios(o que falta no deck). Mas não demore muito! Você deve conhecer seu baralho bem o suficiente para identificar rapidamente o que está nos prêmios. Em adição você poderá separar as cartas juntas que você não quer que venham na mesma mão, por exemplo duas professoras Juniper.

MANTER O SEGUIMENTO DE RECURSOS

            Isso é um nível um mais alto de pensar, seria mais para seguir as estratégias e táticas do jogo. Você deve regularmente checar a pilha de descarte do oponente, e também a sua (assegure-se de pedir educadamente antes de esticar o braço e pegar nas cartas do adversário). Ter ideia do que seu oponente usou do deck e o que ele é capaz de fazer no turno seguinte, pode ser mais uma arma para você chegar a vitória. Isso é especialmente bom no Metagame atual com decks como Night March, Bronzong e Exeggcutor que fazem uso constante da pilha de descartes.

               Adicionalmente você deverá pegar o hábito de checar o tamanho da mão do oponente no começo do seu turno. Isso não é só útil para quem joga partidas que dependem muito da mão alheia, mas também é bom para ter certeza que nada está indo errado. Por exemplo, se você começou o jogo, seu oponente não pode ter mais de seis cartas na mão, a não ser que você tenha pedido Mulligan.

HABILIDADES

sunflora

               O uso de Habilidades é outra coisa em que é fácil de ser perder, especialmente se você tem vários pokémons com habilidades no campo, por exemplo. Quando eu acompanhei uma partida do Mundial, eu reparei que os jogadores Japoneses davam uma virada nas cartas que eles já tinham usado as habilidades. Viradas como as do Magic: The Gathering que ao colocar a carta de lado , indicando assim que ele/ela foi usado. De qualquer maneira, não é uma boa virar seu Pokémon ativo de lado (pois também indica o efeito de Condições Especiais). Então em vez de colocar eles 90 graus completos, eu recomendo virar as cartas de Pokémon 45 graus depois de usar suas habilidades que só podem ser usadas uma vez por turno.

                Como já mencionado acima, tenha certeza de anunciar que esta usando uma habilidade. Normalmente juízes não farão você falar o nome completo todas vezes. Eu prefiro dizer ” Estou usando a Habilidade de “Fulano” Pokémon” e virar o pokémon no qual eu usei.

Seguindo as dicas acima você terá que fazer as seguintes ações no fim de cada um de seus turnos: -Descartar imediatamente seu suporte/apoiador após usa-lo. -Mover as energias jogadas esse turno para debaixo de seus pokémons. -Resetar as posições dos pokémons que usaram habilidades. – Abaixar sua mão e observar o oponente.

???????????????????????????????

OUTRAS DICAS GERAIS

SEJA LEGAL/AGRADÁVEL

                    Seja o jogador que você gostaria de jogar contra. A maioria da comunidade de pokémon que eu conheço são incríveis e super legais de se estar e eu acredito fortemente que pokémon é o jogo com a comunidade mais amigável de todos os TCG’s. Jogadores podem ser competitivos, mas a maioria é extremamente cortês e nunca são grosseiros. Há sempre as “Maçãs Podres” que podem arruinar a experiência de todos.

               O maior elemento de se tornar um “pro player” é a atitude. Ser um jogador que os outros admiram e se espelham. Eu não estou dizendo que você deve deixar todo mundo voltar em jogadas erradas, mas apenas ser gentil quando for dizer não. Apenas seja Gentil e a Agradável e eles (eu espero) entenderão.

NÃO PENSE MUITO ALTO

               É! Isso pode dar problema. Durante um Torneio um jogador foi  forçado a usar um ataque que ele não queria usar, porque ele estava pensando alto demais sobre todas suas possibilidades. Eu sei que algumas pessoas pensam diferente e etc. Mas é melhor pensar na cabeça. E se você precisa pensar alto cubra sua boca e tentar sussurrar bem baixo.

DECLARAR SEUS MOVIMENTOS ATUAIS

                Quando for sua vez, tenha o hábito de anunciar suas ações atuais. “Eu compro uma carta do começo do turno”, “Energia do turno”, “Ataco seu ativo por 120 de dano”, “Vou pegar o prêmio.” são frases excelentes que você deve usar o tempo todo. Note que para o Ataque eu evitei falar o nome, é muito fácil você falar o nome errado do ataque e isso dar problema. Sendo que você pode usar um mais forte, e eu acho muito mais fácil anunciar o dano ou apontar o ataque que eu pretendo usar.

PENSE 3 AÇÕES A FRENTE

            Isso parece óbvio, mas coisas como baixar uma energia no pokémon e jogar um “suportes” podem ser secundárias e é fácil de você jogar uma carta que mudaria o que você gostaria de fazer. de novo, planeje a frente, e tenha certeza que você sabe exatamente o que você vai fazer no seu turno antes de fazer. dar um tempo no começo do turno está ok, contanto que o resto das ações do seu turno ocorram mais rápido com pouco intervalo entre elas.

DADOS E MOEDAS

CAM00642

              A definição oficial do “ Lance uma Moeda”, é quando ela começa na altura dos ombros, roda ao menos 3 vezes no ar, e cai diretamente na mesa por assim dizer.

              É similar para o dado, ele tem que ser jogado da altura dos ombros, e rodar 3 vezes no ar ou ser rolado sobre a mesa, ele tem que rolar na mesa no mínimo 3 vezes também antes de parar consistentemente. Pessoalmente acho mais fácil jogar um dado, com um pouco de controvérsia, eu recomendaria para outros jogadores.

         Para moedas, as que vem com os decks temáticos são ideais. Para dados, opte por um dado transparente, arredondado, e diferente dos que você usa como contadores de dano (tamanho e cor também se possível).

EMBARALHAR POR PILHAS DE NOVO AO FINAL DO JOGO

            Assegure-se que todas suas cartas estão ali!! Eu quase esqueci uma Tropical Beach uma vez, por que não fiz isso no fim de um dos meus jogos.

CONHEÇA O META-GAME ATUAL

liga-pokémon

         Isso é bem geral, mas eu vou adicionar de qualquer jeito aqui. Se você planeja jogar mesmo que semi-competitivamente, você deve ter uma ideia de como está o metagame atual. Conhecer as cartas e combos mais populares, tech’s possíveis dentre eles, e também reconhecer os possíveis counters do seu próprio deck. O melhor jeito, que eu achei, para ficar por dentro do metagame, é ler bastante informações sobre decklists, experiências de outros jogadores em torneios, posts de experiências que outros vivenciaram, e checar os novos decks e discussões em blogs e sites.

CONCLUSÃO

                Se tornar um jogador profissional, exige tempo, dinheiro e dedicação. Será necessário investimentos em cartas que se tornam caras por serem muito usadas, uma boa quantia em dinheiro para as viagens, bastante estudo do metagame local, regional, nacional e mundial e muita dedicação para se tornar o melhor. A compensação fica a cargo da diversão e das amizades que você constrói ao longo dos torneios que você vai disputando.

“O profissionalismo traz as cobranças pelos resultados e a busca pela excelência.”

Espero que tenham gostado. Boa sorte !

Anúncios