Por Antônio C. Pereira

              Olá amigos e amigas. Os decks compostos por pokémons de estágio 2 são naturalmente mais lentos quando comparados aos decks formados apenas por Exs, básicos e estágio 1. Mesmo usando o item Rare Candy, precisamos de muita sorte para conseguirmos ter um estágio 2 em campo no segundo turno, sem usar trainers para isso. Contudo, duas cartas da coleção Primal Clash mudaram muito a visão de set up lento dos pokémons estágio 2. Vamos acompanhar um exemplo divertido na lista abaixo:

A LISTA

Pokémons (10)

2 Hawlucha062- Tyrantrum
3 Landorus
1 Terrakion
3 Tyrantrum
1 Jirachi EX

Trainers (38)
2 Maxie’s Hidden Ball Trick
4 Acro Bike
4 Battle Compressor (Compressor de Batalha)
1 Computer Serch (Busca Computadorizada)
3 Super Scoop Up (Super Recolhida)
2 Switch (Substituição)
3 Ultra Ball
4 VS Seeker (Pesquisador VS)
1 Lysandre
1 Lysandre Trump card (Coringa do Lysandre)Maxie's-Hidden-Ball-Trick-Primal-Clash-133
1 N
4 Professor Syncamore
3 Fighting Stadium (Estádio de Combate)
1 Float Stone (Pedra Flutuante)
2 Muscle Band (Faixa Musculosa)
2 Silver Bangle (Bracelete de Prata)

Energias (12)
4 Double Colorless Energy
4 Fight Energy
4 Strong Energy

ANALISANDO O DECK

       058- Landorus    A primeira rodada ideal para esse deck consiste na seguinte primeira mão: VS seeker, Battle Compressor, Landorus, Hawlucha e uma ou mais energias. A intenção é descartar o quanto antes algumas energias, algumas cópias do Tyrantrum e também Maxie’s Hidden Ball Trick. Depois usarmos VS.Seeker para trazermos Tyrantrum para o banco, e energizá-lo com Landorus e seu ataque Shout of Power. Esse pokémon dinossauro pode ser encarado como um dos estágios 2 mais versáteis no formato atual, seu HP é muito alto (150), mais alto que alguns EX atuais, tornando o nocaute em um único golpe bem difícil para o oponente. Seus ataques também são bastante interessantes, e com Landorus somado às Energias Duplas, permitem que ataquemos com o dinossauro na rodada seguinte à sua entrada em jogo.92-battle-compressor

          Boa parte dos cards usados servem para nos dar a possibilidade de termos as duas cartas chaves descartadas o quanto antes, para isso contamos com muitos Sycamores, Battle Compressors, Ultra Balls e Acro Bike, já cartas para girar a mão e poupar recursos se resumem a uma cópia de N, para ser usado de forma mais tática para emperrar o jogo adversário, do que para nos ajudar com uma nova leva de cartas.

          Vale lembrar que Maxie’s não pode ser usada, a menos que seja a última carta em sua mão, por isso é mais fácil usar VS.Seeker para resgatá-lo do descarte, do que esperar que aconteça de forma natural ao longo da partida. Mas ao conseguirmos por Tyrantrum em campo, o jogo vira de forma muito rápida ao nosso favor, por isso, vale a pena correr certos riscos.

         109-vs-seekerEscolhemos Tyrantrum por seus dois ataques devastadores. O primeiro custa duas energias incolores e uma energia lutadora, causando 60 pontos de dano, mas se o oponente tiver uma energia especial anexada ao pokémon ativo o dano subirá para 150 com o efeito do ataque Chew Up. Se tivermos em jogo o Fighting Stadium, mais Muscle Band e uma Strong Energy, podemos atingir a marca de 210 pontos de dano com apenas um ataque. E se o nosso oponente não usar energias especiais? Aí podemos remediar parcialmente com o seu segundo ataque, Giga Impact, chegando aos mesmos 210, mas com a penalidade de não podermos atacar no turno seguinte e, por isso, devemos usar esse ataque só quando não tivermos alternativa, ou quando for MUITO vantajoso.063- Hawlucha

        O pokémon Hawlucha servirá para atacar rapidamente os pokémons EX adversários e com seu recuo ZERO, podemos promovê-lo após um nocaute para pensarmos o que faremos no nosso turno. Terrakion (com Float Stone anexada sempre) servirá para finalizar algum pokémon após o oponete conseguir um nocaute, pois o ataque Retaliate sobe consideravelmente após o oponente abater um de nossos pokémons, e depois deve voltar ao banco, esperando outra oportunidade de atacar. Já o Jirachi EX, com Stellar Guidance, nos garantirá aquele supporter necessário para vencer o jogo, ou salvar nosso jogo.

OPÇÕES

             Trainers'-Mail-Roaring-Skies-92     Duas cartas podem entrar e, por consequência, tornar o deck bem mais efetivo ao longo do jogo. Uma delas é a Trainer’s Mail (Roaring Skies), que nos ajuda a buscar itens e supporters, aumentando a chance de termos as cartas chaves para cada turno. A segunda é o Landorus EX (Boundaries Crossed), que permite iniciar o jogo de forma bem ofensiva, e jogar muita pressão no oponente logo nas primeiras rodadas com o ataque Hammer Head.
Podemos também usar o item Tool Retriver para gerenciar de forma mais efetiva as ferramentas em campo permitindo, por exemplo, substituir Muscle Band por Silver Bangle, quando for vantajoso. Aumentar o número de Float Stones também pode ser interessante, para evitar o incômodo de termos a única cópia dessa carta presa entre os prêmios.

CONCLUSÃO

              Treino e conhecimento sobre nosso deck e as possibilidades, serão as chaves para alcançarmos o maior potêncial em jogo. A utilização de combos com Maxie e Archie são bem complexas, mas sempre surpreendem e geram boas oportunidades de vitória, afinal, poucas pessoas esperam ver um estágio 2 em jogo nos moldes atuais, e esse mesmo pokémon aparecer instantaneamente no banco é, sem dúvidas, uma surpresa desagradável para o oponente. No mais, boa jogatina a todos.

Nos esbarramos por aí.

                Monte e jogue com este deck, e depois envie suas opniões para nós. Estamos curioso para saber o quanto divertido foi sua experiência.

Ate a próxima!!

Anúncios