Pokémon TCG é um jogo que tem se transformado ao longo dos anos e se mantido popular após todas essas mudanças. Alterações no formato e rotações de coleções sempre acontecem após cada campeonato mundial, trazendo o jogo para uma nova era a cada mudança. Para acompanhar estas evoluções vamos analisar os decks que chegaram ao topo de cada formato e se consagraram campeões mundiais.

          Em 2004, foi lançado o bloco Ruby/Saphire que deu inicio ao primeiro formato com Pokémons EX no jogo, que também ficou conhecida por ser o primeiro set lançado pela Nintendo depois de comprar os direitos do jogo de cartas da Wizard Of The Coast. Dentro do primeiro bloco Ruby/Saphire, tivemos o lançamento da coleção Team Magma x Team Aqua e foi desta coleção que surgiu um deck extremamente rápido e consistente, que chegou ao topo do mundo do Pokémon TCG, apelidado de Magma Spirit. A coleção Team Magma x Team Aqua também entrou pra história do TCG sendo a primeira coleção do jogo a ter pokémons com tipos duplos, sendo o tipo original do pokémon e dark ao mesmo tempo.

      Nossa análise de hoje desvenda um dos decks campeões em 2004, é também uma homenagem a nova coleção Double Crisis, que revive os bons tempos dos pokémons Team Magma x Team Aqua no jogo. Nem todos os pokémons da lista eram bons, mas Tsuguyoshi Yamato, soube escolher bem sua linha, contornando os efeitos negativos de alguns pokémons. Vale lembrar que o formato da época era Expedition – EX Hidden Legends.

 

A LISTA

Pokémon (15)

4x Team Magma’s Groudontmta_9_us
4x Team Magma’s Zangoose
2x Team Magma’s Claydol
2x Team Magma’s Baltoy
2x Team Magma’s Camerupt
1x Team Magma’s Numel

Trainer (28)

4x Team Magma Conspirator
3x Steven’s Advice
3x Tv Report
3x Underground Expedition
2x Copycat
2x Maxie
2x Mr.Briney’s Compassiontmta_23_us
2x Team Magma Ball
3x Pokémon Reversal
1x Switch
3x Desert Ruins

Energia (17)

6x Fight Energy
4x Magma Energy
4x Darkness Energy
2x Rainbow Energy
1x Psychic Energy

 

IMG_21604547005622

 

       Os pokémos escolhido para formar esta lista são todos para ajudar Groudon a atacar o mais rápido possível. Ele também foi o principal atacante de Yamato. Seu primeiro ataque (Linear atack) causa 20 de dano em dos pokémos no banco do oponente, já seu segundo ataque (Pulverize), Causa 50+20 de dano caso o pokémon defensor tenha sofrido ao menos 2 marcadores de dano. Vale lembrar que na época não existia os danos altíssimos de hoje, variando entre 50 e 70 o teto do dano base dos pokémons mais fortes. Groudon possuía duas desvantagens, seu alto custo de recuo (3) e seu Poké Body Power Saver, que o impedia de atacar caso houvesse 3 ou menos pokémons Team magma em campo.

      Zangoose era o pokémon ideal para se começar o jogo, seu ataque Call For Family lhe ajudava a encher o banco rapidamente com pokémons Team Magma, eliminando o efeito do Poké Body do Groudon. Enquanto seu segundo ataque Team Play causava dano de 10x o números de pokémons Team Magma em jogo, sendo uma ótima opção para se causar muito dano de forma rápida após se perder um Groudon nocauteado. Zangoose é um pokémon insubstituível na estratégia apesar de seu baixo HP(70).

Claydol - Camerupt

    Claydol e seu Poké Power Magma Switch, são a espinha dorsal da estratégia, sua habilidade lhe permite mover uma energia ligada a um de seus pokémons Team Magma para outro pokémon, incluindo as energias especiais. Isso permite que você abasteça seu atacante com 2 energias por turno mantendo um fluxo constante de ataque. Se precisa-se atacar, Claydol não fazia feio com seu ataque Dark Hand, que causava 40+20 de caso você tivesse mais cartas na mão que o oponente. A combinação entre Magma Switch e Overheat, Poké Power do Camerupt, que permite que você recupere uma energia da pilha de descartes e ligue a ele (colocando 2 marcadores de dano sobre Camerupt), era a chave para manter o fluxo de energias em campo, ajudando a montar seus atacantes de forma muito rápida.

       A linha de suporte e trainer’s do deck era o motor da estratégia de encher o banco com os pokémons que você precisava no campo. Com Team Magma Conspirator, você podia buscar em uma combinação de dois cards, um pokémon básico com Team Magma no nome em uma energia básica. Team Magma Ball, você jogava uma moeda, se desse cara poderia pegar no deck qualquer pokémon Team Magma e se desse coroa pegar um pokémon básico com Team Magma no nome e coloca-lo na mão. E Maxie que lhe dava o direito de jogar um pokémon Team Magma da pilha de descartes direto para o banco. Combinando estas cartas com o ataque de Zangoose, ficava fácil montar sua estratégia logo nos primeiros Turnos.

Team Magma Trainer

       Steven’s Advice era uma ótima maneira de restaurar sua mão depois de gastar todos os recursos para montar seu jogo, com esta carta você comprava um número de cartas igual a quantidade de pokémons que o oponente possui em jogo. Mas só poderia utilizar este supporter se tivesse menos de 7 cartas em sua mão incluindo este card. Com Mr.Briney’s Compassion (efeito similar ao de AZ) neste deck você poderia abusar do Poké Power do Camerupt, sem se preocupar com efeito negativo de sua habilidade, já que esta carta lhe permite voltar um de seus pokémons em jogo para a mão com todos os cards que estão ligados a ele.

Trainer MGMS

     Um grande problema para o deck Magma Spirit, era os grandes pokémons Ex que dominavam o cenário na época e que também se sagraram campeões mundiais no mesmo ano em outras categorias (Blaziken Ex, Swampert Ex e Gardevoir Ex). Para diminuir este problema e ainda causar dano extra para ajudar Groudon a obter seus nocautes, Yamato usou o estádio Desert Ruins, que faz com que durante a passagem turno cada jogador coloque um marcador de dano em seus pokémons Ex que tenham 100 ou mais de HP. (vejo um ótimo momento para esta carta retornar ao jogo, levando em consideração os atuais decks do metagame, podendo valorizar ainda mais decks como Flareon, Night March, Exegutor e outros).

lo_88_us

       Team Magma Energy, como a maioria dos principais cards deste deck também ganhou reprint na atual coleção Double Crisis, porém sua versão anterior fornecia duas energias fight ou dark, sendo descartada no turno em que foi jogada, esta carta fazia um ótimo combo com Groudon pegando muitas vezes o oponente de surpresa. Outra arma usada para diminuir a diferença de força entre Groudon e os Pokemons Ex foram as energias Darkness que aumentavam o dano de um pokémon dark em 10. Como Groudon era um pokemon com tipo duplo (Fight e Dark), ele se aproveitava deste efeito. Na época as energias Darkness eram especiais e você só poderia ter quatro copias em seu deck, porém 10 de dano a mais ajudavam e muito.

Energias MGMS

 

CONCLUSÃO

 

        Nos dias de hoje o metagame tem seus decks que usam da estratégia de Magma Spirit, Plasma, Aromatisse, Bronzong, são exemplos de decks que anexam e movem energias para manter-se o fluxo constante de atacantes. Quem usa estes decks sabe o tamanho do controle que você tem durante a partida e o quanto isso pode ajudar em seus nocautes.

      Podemos nos dias de hoje ter a sensação de como era jogar com este deck, pois suas principais cartas ganharam uma nova cara na coleção Double Crisis, algumas com efeitos melhorados outras nem tanto, mas ainda podemos sentir sua mecânica de jogo presente nesta coleção.

 

donates 1

 

Para mais informações sobre este deck acesse o link: http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Magma_Spirit_(TCG)

Anúncios