Por Antônio C. Pereira

                 Olá amigos e amigas. Os decks que visam restringir o oponente, seja por habilidades ou por efeitos de ataques, tem andado em alta nos últimos tempos, são muito eficazes embora sejam lentos em alguns casos, e os regionais nos provam isso a cada fim de semana de competição. Hoje veremos uma variante inexplorada até o momento, mas que pode ser muito interessante.

vejamos a lista:

 

A LISTA

Pokémons (17)

3x Corphish (Primal Clash) 47-gliscor
3x Crawdaunt (Primal Clash)
4x Gligar (Phantom Force / Força Fantasma)
4x Gliscor (Phantom Force / Força Fantasma)
2x Landorus (Furious Fists / Punhos Furiosos)
1x Malamar EX (Phantom Force / Força Fantasma)

Trainers (34)

4x Crushing Hammer (Martelo Esmagador)
2x Ehanced Hammer (Martelo Avançado)
1x Professor’s Letter (Carta do Professor)
2x Repeat Ball
1x Scoop Up Cyclone (Recolhida Ciclone)
2x Super Scoop Up (Super Recolhida)
1x Switch (Substituição)
1x Ultra Ball (Ultra Bola)Crawdaunt-Primal-Clash-92
2x VS Seeker (Pesquisador VS)
1x Colress
2x Korrina
1x Lysandre
1x Lysandre Trump card (Carta Coringa de Lysandre)
3x N
3x Professor Syncamore
1x Team Flare Grunt (Grunhido da Equipe Flare)
1x Xerosic
2x Fighting Stadium (Estádio de Combate)
3x Muscle Band (Faixa Musculosa)

Energias (9)

4x Fight energy
2x Dark Energy
3x Strong Energy (Energia Intensa)

ANALISANDO O DECK

Bertha_Gliscor_Guillotine

            Como tem sido regular nesse tipo de estratégia, não teremos grandes danos ao longo da partida, e o foco de nosso deck será o primeiro ataque do Gliscor, Submission Hold, que causará 20 pontos de dano, mas é o efeito do ataque é o que nos interessa, sendo devastador para muitos baralhos em atividade no formato. A cada ataque que acertamos no adversário, impedimos que ele no turno seguinte anexe uma energia de sua mão para o pokémon ativo dele.

            O pokémon que nos ajudará a limpar a energias já em campo será o 58-malamarCrawdaunt. Sua habilidade Unruly Claw permite descartarmos uma energia do campo adversário sempre que evoluirmos Corphishs no banco. Somamos ainda à equação os itens Super Scoop Ups, Scoop Up Cyclone para reutilizamos as evoluções de Crawdaunt, e os supporters Team Flare Grunt e Xerosic para remover mais energias quando necessário, VS Seekers em combinação com Lysandre Trump Card para renovarmos os recursos sempre que pudermos fazê-lo.

            Existem nesse deck combos para aumentarmos o dano aplicado no oponente, e são os que vemos em vários baralhos do tipo fight, utilizaremos Strong Energys, Muscle bands e Fighting Stadium para alcançar 80 pontos de dano a cada ataque caso o pokémon adversário seja EX, ou 60 pontos caso não seja.

              Os outros supporters serão usados para achar os recursos necessários para você montar o seu jogo ao longo das rodadas, portanto, analise sempre o campo e suas cartas para aumentar o potencial de nossos estratagemas. Quanto ao Malamar EX, use-o como atacante secundário, apenas quando for inevitável, sua maior aplicação aqui será usar a sua habilidade (Hyper Hypinosis) quando o pokémon adversário tiver muitas energias ou HP elevado, colocando-o para dormir e desanexando energias do oponente. Já Landorus resgatará suas energias do descarte quando Lysandre Trump Card não for acessível, pois energias perdidas ao longo do jogo podem fazer faltas no fim de nossa partida.

OPÇÕES

         68-sableye    Uma carta que pode ser interessante aqui é o Sableye, não o primo rico da coleção Dark Explorers, mas o da Base Set XY, usando uma dark energy e uma incolor, ele causa 30 pontos de dano com o ataque Rip Claw, e permite jogar uma moeda para desanexar energias. Se decidir por esse caminho, algumas cartas serão necessárias para facilitar nossa vida, Dark Claw (Dark Explorers) poderia ser útil para subir o dano do Sableye, e Victini com a habilidade Victory Star (Legendary Treasures) ajudaria a minimizar as chances de falhar ao jogar a moeda. A ferramenta Trick Coin (Phantom Forces) poderia ser acrescida à lista caso não fosse possível contarmos com Victini no deck. E ainda Munna (Boundaries Crossed) como opção para substituir Malamar.

               Por fim, em vez de colocarmos mais cartas, poderias alterar a quantidade de cartas na lista acima, como por exemplo, tirarmos Landorus, somar mais um Malamar EX, e mais Dark Energys, ou Energy Switch para anexarmos energias e ativarmos Hyper Hypinosis e depois movê-las posteriormente para os outros pokémons.

CONCLUSÃO

images

              Embora o tipo lutador seja voltado para ataques diretos e danos razoáveis, não significa que ele serve apenas para partir para cima sem um plano de ação. Como pudemos observar, existem outras vias que podem ser vitoriosas sem, necessariamente, pegar dois ou três prêmios por turno. O que nosso oponente fará sem ter energias para revidar nossas investidas? Muito pouco. Espero que aproveitem essa ideia, mesmo que não seja essa lista em específico, e quem sabe surpreender outros jogadores com planos tão engenhosos como esse. Boa jogatina a todos.

Nos esbarramos por aí.

               Monte e jogue com este deck, e depois envie suas opniões para nós. Estamos curiosos para saber o quanto divertido foi sua experiência.

Ate a próxima!!

Anúncios