Ultimamente muitos jogadores vem sofrendo com o bloqueio de itens, imposto pelo ataque de Seismitoad Ex, que se multiplicou como uma praga e está presente em quase todos os decks. Seu ataque Quaking Punch, que impede o oponente de usar itens durante o turno, se tornou motivo de revolta entre muitos jogadores, pois não poder usar itens trava a maioria das estratégias. Porém alguns decks ainda conseguem se desenvolver bem, pois utilizam suportes como base de sua estratégia, é o caso do Landuros Ex / Crobat, que faz uso constante de supporter’s como Korrina e AZ, e de Virizion Ex / Genesect Ex por exemplo.

         Recentemente uma figura esquecida na era BW, vem ganhando muito destaque, Frequentando os Top’s dos grandes torneios pelo mundo, justamente por conseguir fazer um bloqueio ainda mais cruel, impedindo o oponente de usar cartas de supporter.

 

ROSS CAWTHON E EXEGGUTOR

 

          Exeggutor, com seu ataque Blockade, impede o oponente de jogar uma carta de supporter da mão dele. Se levarmos em consideração que a maioria dos decks usam supporter’s para comprar mais cartas, você estará parando o principal motor de aceleração da estratégia adversária. Exeggutor só ganhou destaque recentemente, após Ross Cawthon utilizá-lo durante os Regionais de Inverno e se sair muito bem durante o torneio, pegando os adversários despreparados.

          Como infelizmente não foi possível conseguir a lista original usada por Ross (Vice-Campeão Mundial em 2011 com o deck The Truth), montamos esta lista tentando nos aproximar o máximo possível das cartas usadas por ele durante o torneio.

 

tcg5

 

A LISTA DE ROSS

EXEGGUTOR / GENESECT EX

Pokémon (16)

4x Exeggutorexeggutor-plasma-freeze-plf-5-ptcgo-1
4x Exeggcute
1x Virizion Ex
1x Genesect Ex
1x Jirachi Ex
1x Electrode (Magnetic Draw)
1x Voltorb
1x Dragalge
1x Eskrelp
1x Mr.Mime

Trainer (36)

4x Professor Juniper
1x Lysandre’s Trump Card
4x VS.Seeker
4x Hypnotoxic Lasergenesect-ex-plasma-blast-plb-11-ptcgo-1
3x Ultra Ball
3x Randon Received
3x Virbank City Gym
3x Muscle Band
2x Battle Compressor
2x Crushing Hammer
2x Enhanced Hammer
2x Head Ringer
2x Startling Megaphone
1x Dowsing Machine

Energia (8)

4x Grass Energy
4x Plasma Energy

 

 

         Apesar de Exeggutor usar apenas uma energia para atacar e ter um efeito de ataque excelente, ele tem algumas desvantagens que não se pode desconsiderar, seu custo razoável de recuo (2 energias) e seu baixo HP (100) são as principais, outro problema é sua baixíssima base de dano (10), que mesmo com a ajuda de Muscle Band, Hypnotoxic Laser e Virbank City Gym, não ultrapassa o teto de 60 de dano. Apesar destas desvantagens, este pokémon vem surpreendendo muitos jogadores pelo simples fato de  impedi-los de usar cartas de supporter, atrasando consideravelmente a montagens de suas estratégias e muitas vezes os levando a derrota.

      dragalge-flashfire-flf-71-ptcgo-1Sua linha de pokémons tem algumas peculiaridades, Virizion Ex está no deck simplesmente para proteger Exeggutor de condições especiais, já Genesect Ex atua como “catcher”, com sua habilidade Red Signal que te permite substituir um pokémon no banco oponente pelo pokémon defensor, quando você liga uma Plasma Energy da sua mão a ele, evitando assim a necessidade de se usar Lysandre.

         Mr. Mime é sempre uma boa opção para se proteger seu banco de pokémons como Landuros Ex e Manectric Ex. Dragalge é um pokémon quase essencial a estratégia, pois sua habilidade Poision Barrier, impede que os pokémons envenenados recuem, tornando assim, seu nocaute quase certo. Outra importante peça deste deck é Electrode, que sempre te impede de ficar com a mão vazia, graças a sua habilidade Magnetic Draw, fato que é normal neste deck já que você utiliza muitas cartas durante seu turno.

          lysandres-trump-card-phantom-forces-phf-99-312x441Sua linha de Trainers chega ser impressionante, com uma escolha muito incomum, Ross utilizou apenas 4 Professor Juniper e 1 Lysandre’s Trump Card, de supporter’s. Com essa escolha sua única opção foi jogar de forma agressiva, usando Professor Juniper constantemente para acelerar sua estratégia e Lysandre’s Trump Card para poder voltar cartas importantes que foram descartadas para o deck. Para manter este fluxo o deck contou com 3 Randon Receiver, para buscar suportes no deck e 4 VS.Seeker, para recuperá-los da pilha de descartes e usá-los novamente.

           Para ajudar Exeggutor a causar um pouco mais de dano ele optou por uma escolha “classica”,  Virbank + Laser e Muscle Band, elevando sua base de dano de 10 para 60. E se você acha que jogar sem supporter’s não é difícil o suficiente, a lista conta com 2 cópias de cada martelo e 2 Head Ringer, para atrasar e dificultar ainda mais a vida do oponente.

 

OUTRAS VARIAÇÕES

 

        Alguns jogadores espalhados pelo mundo, também vem obtendo ótimos resultados  jogando com Exeggutor. É o caso de Zahir Hamid que venceu o Regional de Durban na África do Sul, jogando com uma variação peculiar deste deck, Exeggutor / Delphox, usando e abusando da habilidade de compra da raposa para manter seu fluxo de jogo.

 

A LISTA DE ZAHIR

EXEGGUTOR / DELPHOX

Pokémon (16)

4x Exeggutorexeggutor-plasma-freeze-plf-5-ptcgo-1
4x Exeggcute
1x Virizion Ex
1x Jirachi Ex
2x Delphox
2x Braixen
2x Fennekin

Trainer (39)

4x N
4x Professor Juniper
2x Lysandre
1x Lysandre’s Trump Card
1x Skyla
1x Team Flare Grunt
4x Crushing Hammer
2x Enhanced Hammerdelphox-xy-26-ptcgo-1
2x Virbank City Gym
3x Hypnotoxic Laser
1x Computer Search
3x Muscle Band
2x Battle Compressor
2x Head Ringer
1x Startling Megaphone
3x VS Seeker
3x Ultra Ball

Energia (5)

4x Grass Energy
1x Fire Energy

 

 

          Zahir optou por usar Delphox no lugar de Electrode, muito provavelmente pelo seu poder de aceleração. Para realizar essa mudança, ele precisou abrir mão de Tech’s importantes, como Mr. Mime, Dragalge e Genesect Ex, buscando um estilo de jogo mais conservador.

         Esta lista parece ter sido montada visando um metagame local com uma presença forte de Virizion Ex. Isto explicaria a ausência de Dragalge e a presença de uma energia de fogo, para poder atacar com Delphox em casos de extrema necessidade.

 

Exeggutor 1

 

         Mais recentemente, outros jogadores obtiveram ótimos resultados com uma outra variação deste deck, optando por usar um segundo atacante mais forte. Este é o caso de Samuel Jaques, que esteve presente no top 8 do Regional de Joinvile (Brasil) e Brit Pybas, que venceu o Estadual do Arkansas (EUA) usando o deck Exeggutor / Empoleon . Já no Estadual do Iowa (EUA) Ryan Grant (campeão) e Calebe Gedemer (5º lugar) usaram uma lista com Exeggutor / Empoleon / Dragalge.

 

A LISTA DE SAMUEL

EXEGGUTOR / EMPOLEON

Pokemon (13)

4x Exeggutorexeggutor-plasma-freeze-plf-5-ptcgo-1
4x Exeggcute
2x Jirachi Ex
2x Empoleon
1x Mr.Mime

Trainer (40)

4x Professor Juniper
2x Archie’s Ace In The Hole
1x N
1x Skyla
1x Lysandre
1x Lysandre’s Trump Card
1x Escape Rope
3x VS.Seeker
4x Hypnotoxic Laserempoleon-dark-explorers-dex-29-ptcgo-1
3x Virbank City Gym
2x Head Ringer
4x Ultra Ball
3x Crushing Hammer
2x Enhanced Hammer
3x Battle Compressor
2x Muscle Band
1x Silver Bangle
1x Startling Megaphone
1x Computer Search

Energia (7)

7x Water Energy

 

 

         Nessa lista temos a presença de Empoleon que, além de um excelente atacante tem uma ótima habilidade chamada Diving Draw (que lhe permite descartar uma carta da mão e comprar 2 cards), se tornando o motor de aceleração do deck. Para colocá-lo em campo a lista conta com Archie’s Ace In The Hole, que vem se mostrado uma carta eficiente para se colocar um pokémons de estágio 2 de água em campo.

 

CONCLUSÃO

 

        Apesar de abandonado no passado Exeggutor ressurge com grande força, podendo se juntar a Seismitoad Ex, na lista do pokémons mais odiados do momento no TCG.

        Não usar supporter pode ser devastador para qualquer estratégia, atrasando o fluxo de compra de cartas e impossibilitando o seu oponente de fugir de determinadas situações, o próprio deck de Exeggutor tem dificuldades de jogar sem supporter, já que Lysandre’s Trump Card é essencial para que você não fique sem cartas no deck.

        Podemos perceber que este deck é bem adaptável ao estilo de cada jogador, contudo possui uma estratégia um pouco complexa, que exige muita atenção em cada jogada que você faça. Além das techs que foram citadas, outras cartas podem ser encaixadas em sua lista, é o caso de Floete com a habilidade Flower Veil, que aumenta em 20 o HP de seus pokémons de planta, e Munna com a Long-Distance Hypnosis, que adormece um dos pokémons ativos. O espaço no banco é um dos problemas deste deck, por muitas vezes você sentira falta de mais um slot, por isso leve este fato em conta quando for montar sua lista.

          Até a Próxima.

 

 

donates 1

Salvar

Anúncios