Ola jovens treinadores, bem vindos a Delta Pokémon.

        Já faz algum tempo que decks baseados em condições especiais não se firmam no metagame, com isso eles também ficarão esquecidos entre os demais jogadores. Para dificultar ainda mais a vida dos pokémons venenosos, Virizion Ex com sua habilidade de remover e evitar condições especiais, se tornou super popular e útil no meta, enterrando momentaneamente os pokémons venenosos.

         Momentaneamente, porque temos Gengar Ex, que vem aos poucos se firmando entre os principais decks do momento. E após o pedido do nosso leitor Matheus Luis Ferreira, e de ter frequentado os top’s dos estaduais Americanos, resolvemos fazer uma análise do deck de Gengar.

 

A LISTA

Pokémon (16)

4x Gengar Exgengar-ex-phantom-forces-phf-34
3x Trevenant
3x Phantump
2x Raichu
2x Pikachu
1x Mr.Mime
1x Seismitoad Ex

Trainer (34)

4x Professor Sycamore
2x Professor Birch’s Observations
2x Skyla
2x Judge
2x Lysandretrevenant-xy-55-ptcgo-1
4x Robot Substitute
4x Vs.Seeker
3x Float Stone
2x Muscle Band
3x Ultra Ball
2x Level Ball
4x Dimension Valley

Energia (10)

6x Psychic Energy
4x D.C.E

 

gengar-ex-trevenant

 

       Toda a sua estratégia se baseia no ataque Dark Corridor do Gengar Ex, que causa  60 de dano, envenena o pokémon ativo do oponente e te permite substituir Gengar Ex por outro de seus pokémon no  banco, evitando assim que seu principal atacante fique exposto aos ataques do oponente. Para dificultar a vida do adversário Trevenat, com sua habilidade Forest’s Curse e Seismitoad Ex com seu ataque Quaking Punch, impedem que o oponente use itens como Switch, Poções, Escape Rope entre outros, dificultando ainda mais que ele se livre do poison.

       Outra carta muito importante na sua estratégia é Robo Substitute,robo-substitute-phantom-forces-phf-102 que pode ser jogado no banco como um pokémon de 30 de HP, mas não sedendo prêmio para o oponente quando é nocauteado, sendo ótima para combar com o ataque do Gengar Ex. Raichu tão popular no começo da temporada, tem ficado esquecido nos atuais decks, porem é um ótimo atacante, possui recuo 0 e é um excelente counter para Yveltal Ex. Mr.Mime com sua habilidade Bench Barrier, evita danos indesejados aos seus pokémons no banco, te protegendo de pokémons atualmente populares que tem esta característica como Landuros Ex e Crobat.

 

OPÇÕES

 

        Como sempre sugerimos nossas lista são uma base que devem ser modificadas e adaptadas de acordo com o metagame de sua região, vou dar algumas dicas de cartas que podem entrar na lista.

         Mystery Energy pode ser muito útil, já que além de fornecer energia psíquica ela também reduz o custo de recuo do pokémon ao qual esta ligada em 2 energias. Porém esta energia só pode ser ligada a pokémons psíquicos, como Raichu e Seismitoad Ex são atacantes importantes para sua estratégia você deve pensar bem antes de acrescenta-las a o seu deck.

           mystery-energy-phantom-forces-phf-112Bicycle e Roller Skate são itens que compram cards, excelentes opções para se juntar ao deck, já que você fará uso constante de suportes. Switch e Escape Rope também são boas cartas para se ter no deck, caso você precise se livra de alguma condição especial ou recuar sem descartar energias. Startling Megaphone é outra carta útil que pode ajudar durante o jogo, mas com a grande quantidade de Team Flare Tools rodando por ai, o mais aconselhável é o uso de Xerosic.

          Podemos também levar este deck para o Formato Expandido, e ai temos muitas opções interessantes, uma delas é Ninetales (Brigth Look), seu ataque Hexed Flame causa 20+50 de dano para cada condição especial afetando o pokémon defensor. Junte á raposa, Hypnotoxic Laser, Virbank City Gym e Chandelure Ex, e você terá mais um ótimo combo para usar durante a partida. Keldeo Ex é outra grande opção de pokémon para se acrescentar, sua habilidade Rush In combinada com Float Stone, praticamente lhe da recuo 0 durante toda a partida.

        Considerando as mudanças de formato e a entrada de Ninetales e Keldeo Ex, você pode montar sua lista a partir da seguinte base.

 

FORMATO EXPANDIDO

A LISTA

Pokémon (15)

4x Gengar Exgengar-ex-phantom-forces-phf-34
2x Trevenant
2x Phantump
2x Ninetales (Dragons Exalted, nº 19)
2x Vulpix
1x Sigilyph
1x Chandelure Ex
1x Keldeo Ex

Trainer (35)

4x Professor Sycamore
3x N
3x Skyla
2x Lysandre
1x Xerosic
1x Colress
3x Robo Substituteninetales-dragons-exalted-drx-19-ptcgo-1
3x Vs.Seeker
3x Hypnotoxic Laser
3x Float Stone
2x Muscle Band
1x Computer Search
3x Ultra Ball
3x Virbank City Gym

Energia (10)

5x Psychic Energy
3x D.C.E
2x Fire Energy

 

 

CONCLUSÃO

 

          Gengar Ex tem muito potencial e parece ser um bom momento para se jogar com ele, é forte, tem um bom ataque, causa danos extras e ainda consegue se esconder no banco depois de atacar. As principais dificuldades para Gengar EX seriam enfrentar Virizion Ex, que evita condições especiais, Keldeo Ex e Darkai Ex, que facilitam o recuo dos pokémons os livrando do poison.

         Com um pouco de paciência e muito teste, Gengar EX logo chegará aos Top’s dos principais torneios do mundo.

 

donates 1

Anúncios