Olá amigos e amigas. Como já vimos, a coleção Primal Clash trouxe algumas mudanças na mecânica e andamento do jogo, o que foi bom para alguns pokémons esquecidos e terrível para outros usados atualmente. Nesse momento vamos analisar um deck bastante interessante e de custo relativamente baixo se comparado com outros baralhos usados mundo à fora.

      A lista de Excadrill / Klinklang é simples, e pode sofrer algumas alterações para se adaptar ao seu gosto ou necessidade do jogador, sendo composta inicialmente pelas seguintes cartas:

 

A LISTA

EXCADRILL / KLINKLANG

Pokémon (18)

4x Excadrill (Primal Clash, nº 97)excadrill-primal-clash-pcl-97
4x Drilbur
3x KlinKlang (Plasma Storm, nº 90)
1x Klang
3x Klink
1x Jirachi EX
1x Virizion EX
1x Mr.Mime (Plasma Freeze, nº 47)

Trainer (30)

4x Professor Sycamore
3x N
2x Wally
2x Lysandre
2x Teammates
2x Skylaklinklang-plasma-storm-pls-90-ptcgo-1
1x Pokemon Fan Club
3x Switch
4x Ultra Ball
3x VS.Seeker
3x Rare Candy
1x Computer Search

Energia (12)

4x Metal Energy
4x Grass Energy
4x Shield Energy

 

       Excadrill é um pokémon muito interessante, sua Ancient Trait permite que você ataque duas vezes no mesmo turno, tem um bom HP e seus dois ataques são bons, funcionando perfeitamente em conjunto. Com Dredge, você pode pegar dois cards de energia e ligar ao Excadrill, assim você consegue as energias necessárias para usar o seu segundo ataque, Mach Claw, que causa 50 de dano e não é afetado pela Resistência.

          Klinklang tem uma ótima habilidade, Plasma Steel previne todo o dano causado a seus pokémons Metal pelos pokémons Ex do oponente. Graças a habilidade de Klinklang, Excadrill se torna um pokémon muito forte, ficando imune aos Ex’s adversários e podendo atacar duas vezes no mesmo turno. Já Virizion Ex tem duas funções, evitar que seus pokémons sofram condições especiais e acelerar energias.

         virizion-ex-plasma-blast-plb-9-ptcgo-1O atacante principal desse deck é o Excadrill, com sua Ômega Barrage, ele pode atacar duas vezes no mesmo turno e causar um bom estrago logo no segundo turno de jogo (puxando energias no primeiro e causando dano no segundo ataque). Kinklang serve como suporte, impedindo que os pokémons EX do seu oponente causem dano em seus pokémons do tipo metal, e por isso deve ser montado o mais rápido possível para a estratégia funcionar.

      Virizion EX possui duas funções nessa lista, a primeira é impedir as condições especiais (principalmente causada por Hypnotoxic Laser) com sua habilidade Verdant Wind, e a segunda é servir como counter para Seismitoad EX que está em alta no formato. Os últimos dois pokémons são ótimos techs para amarrar de vez o adversário, Jirachi EX pode trazer supporter’s para você se livrar de mãos ruins, ajudando a acelerar a estratégia, e Mr. Mime ajuda na prevenção de ataques ao seu banco. Uma carta muito interessante aqui presente é a Shield Energy, que diminui o dano causado aos pokémons do tipo metal, e deve ser usada sempre no seu pokémon de metal que está atacando no momento

 

OPÇÕES

 

      “O Virizion EX é REALMENTE importante?” alguns se perguntam, vamos dizer que “podemos dar um jeitinho”. Devido ao seu preço atual, conseguir uma cópia dessa carta pode não ser uma opção viável agora, então temos a seguinte opção para os jogadores do formato Expandido e para o Formato Ilimitado:

espeon-dark-explorers-dex-48-ptcgo-1

 

2 Eevee

1 Espeon (Dark Explorers/Exploradores da Escuridão)

1 Lefeon (Plasma Freeze/Congelamento de Plasma)

 

           Mova as cartas que no metagame de sua região não são essências e encaixe as eeveelutions, Espeon possui habilidade similar ao Virizion EX (mas se aplica a qualquer pokémon com qualquer tipo de energia ligada a ele), e o Lefeon como counter para Seismitoad Ex. Outra opção interessante para nos livrar das condições especiais é o estádio Steel Shelter, que tornam todos os seus pokémons Metal imune a elas.

 

CONCLUSÃO

 

        Mas, infelizmente nada é perfeito no Pokémon TCG, e esse deck tem situações desvantajosas. Uma delas é a fraqueza ao tipo fogo, Pyroar e Camerupt EX podem lhe trazer uma grande dor de cabeça e derrotas rápidas, outra desvantagem é o fato de Drilbur não se aproveitar de alguns techs propostos aqui por ser do tipo lutador, e você deve sofrer com Lysandre’s adversários em algumas partidas.

         Por enquanto é isso meus caros, a última dica de hoje é na verdade, um lembrete. Para se ter uma margem de sucesso maior, é preciso treinar e conhecer bem as cartas que você tem e as possibilidades de ações, tanto de seu oponente quanto as suas, por isso treine bastante para extrair o máximo de suas cartas e diminuir a necessidade do fator sorte.

              Nos esbarramos por aí.

 

donates 1

Anúncios